Tudo sobre o PRECEND
Nós, constantemente, utilizamos recursos naturais como a água, em nosso dia a dia.
Tendo em vista a utilização diária da água para uso doméstico ou não doméstico, deve-se fazer uma correta destinação do esgoto produzido a partir do seu uso, para evitar impactos sobre o meio ambiente.
Para dar início a esse pequeno guia sobre o PRECEND da Copasa, vamos definir, primeiramente, o que é considerado efluente ou esgoto doméstico e não doméstico.

Efluente doméstico e não doméstico
Nas casas, a utilização da água gera o efluente doméstico, que é destinado à rede de esgotos da Copasa, sendo posteriormente tratado na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto.
Quando a utilização da água ocorre também nos processos produtivos de indústrias, comércios e atividades de prestação de serviços, além do efluente doméstico, proveniente de sanitários e cozinha, tem-se a geração de efluente não-doméstico.
É interessante esclarecer um equívoco comum: efluente não-doméstico não é gerado somente em processos industriais.
Temos sim efluente perigoso gerado nas indústrias têxtil, de mineração, alimentícia, siderúrgica e de papel e celulose, para citar as grandes. Porém, o efluente não doméstico também pode ser gerado em um lava jato, devido ao sabão e em uma oficina mecânica, durante a lavagem de peças lubrificadas com óleo, por exemplo.