top of page

PRECEND - COPASA

Plano de saneamento - Trilho Ambiental

O Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos é exigido pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) nas hipóteses em que o Empreendimento lançar efluentes líquidos na rede pública coletora de esgoto (da COPASA) para a rede de esgoto. 

Insta salientar que o PRECEND é uma programa destinado à tratar e mitigar, a priori, os impactos gerados pelos efluentes não domésticos (também conhecidos como END's) das empresas. Assim, a Norma Técnica T. 187/5 prevê as condições e critérios para que a Empresa possa lançar efluentes líquidos não domésticos no sistema de esgotamento da COPASA. 

Neste compasso o PRECEND é dividido em Parte A, que trata o diagnostico do empreendimento, sendo mensurada a geração de efluentes de acordo com o processo produtivo que deve ser descrito, bem como os pontos de geração de efluentes e a proposta de plano de amostragem das análises. Uma vez aprovada a Parte A o Empreendimento deve apresentar a Parte B do PRECEND, sendo neste momento executado o plano de amostragem, projeto de adequação das redes, pré tratamento dos efluentes líquidos e o plano de auto monitoramento. 

 Assim, diante das necessidades de confecção do PRECEND, o Trilho Ambiental fornece aos seus clientes, sobretudo ao poder público, consultoria especializada para a confecção do Plano de Saneamento

Gostou? 
Veja outros materiais escrevemos que sobre o PRECEND da COPASA.

O que é o PRECEND

Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Para Uso Não Domésticos – PRECEND é uma alternativa para os empreendimentos que geram efluentes não domésticos destinarem o efluente na rede pública da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais – COPASA, repassando assim a responsabilidade pela destinação correta de seus efluentes, reduzindo custos e provocando a melhoria do controle ambiental através da redução de poluição de corpos d’água.

Imagem do PRECEND da COPASA

Como fazer o PRECEND

O projeto segue as exigências da Norma Técnica T-187 determinando os critérios para o lançamento de Efluentes Não Domésticos no sistema de coleta público. O projeto é dividido em duas etapas: 

Parte A - tem por finalidade demonstrar a atual situação do empreendimento, características, processo produtivo, produtos químicos utilizados no processo produtivo e na limpeza do empreendimento e a situação atual da rede de efluentes sanitários demonstrando o caminho dos efluentes domésticos – ED e dos efluentes não domésticos – END, pontos de interconexão. Além disto, deve demonstrar as estruturas de captação pluvial, bem como propor como será realizado o plano de amostragem de efluentes na parte B.

Imagem fazendo o PRECEND

Quem deve ingressar no PRECEND

O empreendimento não residencial que gere efluentes sanitários que possam causar alterações em algum parâmetro (tabela1) estabelecido na Norma Técnica T-187 da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, e o empreendedor optar por lançar seus efluentes na rede pública coletora de esgotos deverá ingressar no PRECEND. Assim, estará repassando para a COPASA a responsabilidade pela destinação correta de seus efluentes, reduzindo o seu custo operacional e atendendo às exigências dos órgãos ambientais para o controle da poluição ambiental.

Imagem de quem deve ingressar no PRECEND

A importancia do PRECEND

O tratamento de efluentes no estado de Minas Gerais é realizado pela COPASA através da rede de coleta e Estações de Tratamento de Efluentes - ETE. No entanto para que haja maior efetividade no tratamento é necessário que todos participem da destinação adequada de efluentes. O sistema de tratamento das ETEs é eficaz para o efluente doméstico, no entanto o efluente não doméstico com presença de produtos químicos pode prejudicar a rede coletora e os equipamentos das ETEs, bem como a eficácia do tratamento.

Imagem sobre a importancia do PRECEND
bottom of page