top of page

Sistema de Gestão Ambiental





Alcançar um equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia é considerado fundamental para que seja possível satisfazer às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer às suas necessidades. O objetivo do desenvolvimento sustentável é alcançado com o equilíbrio dos três pilares da sustentabilidade.


As expectativas da sociedade em relação ao desenvolvimento sustentável, à transparência e à responsabilização por prestar contas têm evoluído com a legislação cada vez mais rigorosa e as crescentes pressões sobre o meio ambiente – decorrentes de poluição, uso ineficiente de recursos, gerenciamento impróprio de rejeitos, mudança climática, degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade.


Com isso, as organizações têm adotado uma abordagem sistemática na gestão ambiental, com a implementação de sistemas de gestão ambiental que visam contribuir com o pilar ambiental da sustentabilidade (ABNT. NBR ISO 14001:2015).


O que é o Sistema de Gestão Ambiental?


Um sistema de gestão ambiental é uma estrutura desenvolvida para auxiliar as organizações, de qualquer tipo ou porte, a identificar e controlar os seus aspectos e impactos ambientais, de forma a gerenciar os riscos e melhorar continuamente o desempenho ambiental e a sua produtividade.


Um sistema de gestão ambiental também permite avaliar e monitorar a conformidade em relação ao atendimento de requisitos legais.


A norma ISO 14001 – sistemas de gestão ambiental – requisitos com orientações para uso é o modelo de sistema de gestão ambiental padronizado e reconhecido internacionalmente.


Pela implementação dos requisitos da ISO 14001, a organização pode solicitar uma auditoria independente de uma certificadora e conquistar a certificação da ISO 14001. Com a certificação a organização demonstra seu comprometimento com práticas sustentáveis e padrões internacionais de gestão ambiental.


Quer saber mais sobre Gestão Ambiental empresarial? Clique AQUI e fale com a nossa consultoria ambiental?

425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page