• Thiago Santiago

Semad realiza capacitação em geotecnolgias para Federação de Agricultura e Pecuária


Colaboradores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) serão capacitados para a produção de mapas e demais produtos cartográficos. A capacitação teve início no último dia 14 e está sendo promovida por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em curso disponível em ambiente EAD na plataforma Trilhas do Saber.

A oferta do curso é fruto de uma parceria entre a Semad e a Faemg, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Todo o material disponibilizado foi preparado pela equipe da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), da Semad. O curso tem um total de 20 horas e o objetivo, segundo o diretor Ricardo Campelo, é qualificar os colaboradores da Faemg para a produção de mapas utilizando o software QGIS.

A ferramenta é utilizada para geoprocessamento e análises espaciais e o uso é gratuito. “O curso é introdutório, conceitual e prático, para que, além dos fundamentos básicos da cartografia, o aluno tenha o conhecimento necessário para elaborar mapas no QGIS e, posteriormente, também possa orientar melhor e subsidiar os produtores rurais quanto às adequações necessárias em suas atividades com uso das ferramentas de geoprocessamento”, explica.

Durante a capacitação, os alunos receberão instruções para elaboração de bases cartográficas de todo o território mineiro, inserindo atributos ambientais e de mapas voltados, apenas, às áreas de interesse específico. A previsão é de que 30 colaboradores da Faemg participem da capacitação. Durante a realização do curso os alunos poderão solicitar uma tutoria online com servidores da Semad para esclarecer dúvidas.


Fonte: SEMAD


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

2 visualizações0 comentário