Saiba por que definir uma Política Ambiental





A norma ISO 14001:2015 define os requisitos indispensáveis para um sistema de gestão ambiental (SGA). Um dos requisitos desta norma é que a organização defina uma política de gestão ambiental, comunique-a para seus colaboradores e disponibilize-a para as partes interessadas.


Primeiramente, vamos verificar alguns conceitos necessários para uma melhor compreensão das políticas ambientais.

Política ambiental


O conceito de política ambiental se refere à declaração de intenções e o compromisso assumido em relação a um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.

Princípios e valores ambientais


As políticas ambientais devem ser norteadas por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade. Todos os parâmetros que orientarão a gestão ambiental em uma organização estão diretamente relacionados à política ambiental definida por ela.

A intenção e os compromissos


As intenções e os compromissos são sempre estabelecidos pelos níveis hierárquicos mais elevados, resultando em medidas que são responsáveis por mediar as condutas gerenciais e, por sua vez, fixar princípios de desempenho que servem de orientação para a organização como um todo.

Norma ABNT NBR ISO 14001


De acordo com a norma ISO 14001, a política ambiental serve para que possamos estabelecer um senso geral de orientação, fixando os princípios organizacionais da ação.

Importância de elaborar uma política ambiental


Atualmente, quase todos os governos e grandes empresas possuem políticas ambientais. Além de mostrar para os cidadãos e consumidores quais são os princípios ambientais seguidos, as políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano.


Estas políticas adotadas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), para a redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e para a melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).


A elaboração de uma política ambiental, após a análise do contexto interno e externo da organização, deve ser o primeiro passo na implantação de um SGA baseado na norma ISO 14001.


A política ambiental declarada será o direcionador de todo o processo seguinte, juntamente com a definição de requisitos a serem atendidos e o mapeamento dos impactos ambientais gerados. Após, serão definidas as metas, os controles ambientais, a definição de autoridade, as competências dos colaboradores e a elaboração de documentos.


A política ambiental deve ser amplamente comunicada às partes internas e externas da organização para que todos possam compreender e se comprometer em atendê-la.


Precisa de ajuda para definir a sua Política Ambiental e elaborar o Sistema de Gestão Ambiental? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.

7 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.