Saiba o que é Aquaponia

Você já ouviu falar sobre Aquaponia? Sabe o que significa e como funciona o seu sistema?


A aquaponia é um sistema de cultivo que conecta a aquacultura (criação de organismos aquáticos, como peixes, camarões, entre outros) e a hidroponia (produção de plantas sem solo, com raízes submersas na água) em um ambiente favorável para ambos.

Nesse sistema é realizado o aproveitamento da água e dos efluentes do tanque dos organismos aquáticos que são utilizados para irrigar as plantas. Assim os produtores têm duas fontes de rendas: a venda das hortaliças e dos peixes, camarões, entre outros.

A aquaponia utiliza a recirculação de água. A água que entra no tanque dos organismos aquáticos é encaminhada para as unidades de cultivo dos vegetais e depois retorna novamente para o tanque, reiniciando todo o processo. Os dois sistemas são fisicamente separados e quando a água sai do tanque ele passa por um tratamento biológico e se transforma em nutrientes para as hortaliças, passando por suas raízes até retornar ao tanque.

Como toda tecnologia, a aquaponia apresenta diversas vantagens e desvantagens na sua utilização. Desse modo, apresentamos, abaixo, algumas delas:

*Vantagens:

- Economia de água por ser realizada em sistema fechado;

- Produz alimentos livres de produtos químicos;

- Pode ser utilizada em centros urbanos;

- Diversificação de renda para o produtor.

*Desvantagens:

- É um sistema dependente de energia elétrica;

- É uma técnica pouco utilizada no Brasil e por isso é carente de informações a seu respeito;

- Investimento inicial para a instalação do sistema é um pouco alto.

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a nossa consultoria ambiental. Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.



Fonte imagem: Embrapa.

1.205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo