• Caroline Martins

Reuso da água é pauta de reunião para sua regulamentação em MG




No fim do mês de janeiro/2020, foi realizada uma reunião entre os técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para discutir a questão do reuso de água não potável no Estado de Minas Gerais, através de uma Deliberação Normativa para regulamentar esse reuso.


Essa reunião foi uma das ações do Grupo de Acompanhamento da Situação Hídrica – GSH do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), para o enfrentamento a possíveis riscos de crise climática e de escassez hídrica no Estado.


O sr. Thiago Figueiredo Santana, diretor de Gestão e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recurso Hídricos do IGAM, explicou que os usos da água de reuso “vão desde a fertirrigação, à lavagem de veículos, transporte de resíduos sólidos, de mineração, construção civil, de recuperação de áreas degradadas e à lavagem de espaços públicos, como praças e vias.”


Uma das vantagens da regulamentação do reuso de água não potável é que poderá reduzir as vazões dos efluentes lançados nos corpos hídricos, diminuindo, assim, a utilização de água “nova” nos processos que não necessitam de qualidade de água.


Você sabe o que é reuso de água?


É quando uma nova finalidade é dada para esta água, após a sua utilização. O reuso evita que a água utilizada apenas uma vez vá para o esgoto. Assim, existem várias formas de se reutilizar a água e muitos motivos para o seu reuso.


Quer saber um pouco mais como realizar o reuso de água e tornar a sua empresa mais sustentável? Clique aqui e converse com um dos nossos consultores.

2 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.