Responsabilidade social corporativa: o que, por que e como?




Em meados do ano de 2010 foi elaborada a Norma Técnica NBR ISO 26000, que trouxe diretrizes sobre responsabilidade social corporativa.


A sua criação envolveu a participação de especialistas de mais de noventa países e quarenta organizações internacionais ou de ampla atuação regional, engajadas em diferentes aspectos da responsabilidade social.


Como o tema que envolve a ISO 26000 é amplo, os especialistas que participaram da sua construção vieram de seis diferentes grupos de stakeholders:


· Consumidores;

· Governo;

· Indústria;

· Trabalhadores;

· Organizações Não Governamentais;

· Serviços, suporte, pesquisa, academia e outros.


Mas o que é responsabilidade social corporativa?


É a responsabilidade de uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Ela se manifesta através de um comportamento ético e transparente.


Segundo a Norma ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios, bem como, responsabilizar-se.


Além dos aspectos ambientais e potenciais impactos ambientais, também são considerados aspectos e impactos sociais: além da licença ambiental, temos a chegada da licença social.


Por que inserir a responsabilidade social nos negócios?


A responsabilidade social vem sendo uma estratégia para o relacionamento com stakeholders e prevenção de conflitos socioambientais.


Existem empresas que utilizam essa prática como estratégia de marketing para se destacarem no mercado, através da divulgação de ações em várias mídias, como o dia do voluntariado, campanhas de igualdade de gênero, dentre outras.


Nos últimos anos houve também um aumento dos relatos de responsabilidade social e sustentabilidade, através da divulgação de Relatórios de Balanço Social, Relatórios de Sustentabilidade, bem como outras estratégias para atrair e fidelizar as partes interessadas (clientes, fornecedores, investidores, etc).


Como inserir a responsabilidade social nos negócios?


Para criar um Plano de Gestão da Responsabilidade Social, lembre-se que ele deve estar integrado também com o Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança, Saúde, dentre outros que a organização possa ter.


Para começar a implantar essa cultura dentro das empresas é preciso ter em mente os sete (07) princípios da Responsabilidade Social:


01°) Prestação de contas


Ato de responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas.


02°) Transparência


Fornecer às partes interessadas, de forma acessível, clara e em prazos adequados, todas as informações e fatos que possam afetá-las.


03°) Comportamento ético


Agir de modo aceito como correto pela sociedade – com base nos valores de honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza – e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.


04°) Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders)


Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesse nas atividades da organização ou que por ela possam ser afetados.


05°) Respeito pelo Estado de Direito


O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.


06°) Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento


Adotar normas de tratados e acordos internacionais favoráveis à Responsabilidade Social, mesmo que não haja obrigação legal.


07°) Direitos humanos


Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.


Para atingir a sustentabilidade, é necessário um olhar para os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A Responsabilidade Social é um desses olhares.


Pense fora da caixa! Clique AQUI para saber como podemos te ajudar a alcançar resultados e melhorar a sua imagem!

9 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.