Em meados do ano de 2010 foi elaborada a Norma Técnica NBR ISO 26000, que trouxe diretrizes sobre responsabilidade social corporativa.
A sua criação envolveu a participação de especialistas de mais de noventa países e quarenta organizações internacionais ou de ampla atuação regional, engajadas em diferentes aspectos da responsabilidade social.
Como o tema que envolve a ISO 26000 é amplo, os especialistas que participaram da sua construção vieram de seis diferentes grupos de stakeholders:
· Consumidores;
· Governo;
· Indústria;
· Trabalhadores;
· Organizações Não Governamentais;
· Serviços, suporte, pesquisa, academia e outros.
Mas o que é responsabilidade social corporativa?
É a responsabilidade de uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Ela se manifesta através de um comportamento ético e transparente.
Segundo a Norma ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios, bem como, responsabilizar-se.
Além dos aspectos ambientais e potenciais impactos ambientais, também são considerados aspectos e impactos sociais: além da licença ambiental, temos a chegada da licença social.
Por que inserir a responsabilidade social nos negócios?
A responsabilidade social vem sendo uma estratégia para o relacionamento com stakeholders e prevenção de conflitos socioambientais.
Existem empresas que utilizam essa prática como estratégia de marketing para se destacarem no mercado, através da divulgação de ações em várias mídias, como o dia do voluntariado, campanhas de igualdade de gênero, dentre outras.
Nos últimos anos houve também um aumento dos relatos de responsabilidade social e sustentabilidade, através da divulgação de Relatórios de Balanço Social, Relatórios de Sustentabilidade, bem como outras estratégias para atrair e fidelizar as partes interessadas (clientes, fornecedores, investidores, etc).
Como inserir a responsabilidade social nos negócios?
Para criar um Plano de Gestão da Responsabilidade Social, lembre-se que ele deve estar integrado também com o Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança, Saúde, dentre outros que a organização possa ter.
Para começar a implantar essa cultura dentro das empresas é preciso ter em mente os sete (07) princípios da Responsabilidade Social:
01°) Prestação de contas
Ato de responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas.
02°) Transparência
Fornecer às partes interessadas, de forma acessível, clara e em prazos adequados, todas as informações e fatos que possam afetá-las.
03°) Comportamento ético
Agir de modo aceito como correto pela sociedade – com base nos valores de honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza – e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.
04°) Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders)
Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesse nas atividades da organização ou que por ela possam ser afetados.
05°) Respeito pelo Estado de Direito
O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.
06°) Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento
Adotar normas de tratados e acordos internacionais favoráveis à Responsabilidade Social, mesmo que não haja obrigação legal.
07°) Direitos humanos
Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.
Para atingir a sustentabilidade, é necessário um olhar para os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A Responsabilidade Social é um desses olhares.
Pense fora da caixa! Clique AQUI para saber como podemos te ajudar a alcançar resultados e melhorar a sua imagem!
Comentarios