• Caroline Martins

Qual o risco de não fazer um gerenciamento de risco hídrico?






A motivação das empresas para incluir o uso de qualquer matéria-prima ou insumo em sua avaliação estratégica depende da sua percepção de custo e risco atrelados aos mesmos.


A água é tida como um recurso infinitamente renovável e de baixo ou nenhum custo para a maioria das organizações. Esse contexto leva a um cenário de pouca preocupação com o esgotamento hídrico.


Entretanto, há riscos significativos para as empresas em relação à água. Entenda porquê você deve se preocupar com a segurança hídrica, conhecendo os riscos atrelados à disponibilidade.


Riscos Reputacionais e Sociais


Consumo em excesso, poluição e disputas públicas, no qual o uso da água pelas organizações passa a competir com as necessidades deste recurso por parte das comunidades locais, podendo ameaçar a licença para operar destas companhias.


A regularização do uso da água através de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos, é uma das formas de se evitar conflitos em relação consumo de água na bacia hidrográfica.

Também, o potencial fechamento de operações devido à situações irreversíveis de escassez hídrica tendem a causar impactos sociais severos à região de ocorrência.


Riscos Físicos / Operacionais


Menor grau de disponibilidade de água, menor grau de qualidade da água e excesso de água, em razão de eventos naturais extremos como enchentes ou rompimento de barragens.


Também, há maior chance de contaminação de corpos hídricos decorrentes de processos com alto grau de toxicidade (muitos processos utilizam água para diluir reagentes). Estes riscos podem levar até à paralisação permanente das operações de uma organização.


Riscos Regulatórios


O custo da água pode sofrer aumento em função da perda da qualidade, da necessidade de captação de água cada vez mais distante por parte das empresas e do aumento no número de bacias hidrográficas que passem a cobrar pelo uso da água.


Adicionalmente, as empresas poderão ficar expostas a novas penalidades, multas, regulações e processos penais se seu uso da água for de conflito com outros públicos de interesse.

A posse do documento de outorga para diferentes formas de captação é imprescindível.


Riscos de Planejamento


Riscos de planejamento da estratégia do negócio sem uma percepção apurada dos riscos envolvidos. As organizações podem destinar investimentos em locais que possam apresentar situações futuras de escassez hídrica.


Esta situação deverá ser cada vez mais prevista devido às mudanças climáticas, evitando-se implicações financeiras severas.


Assim, uma avaliação criteriosa e sistemática dos riscos relacionados à água é necessária para uma gestão adequada e eficaz do seu uso pelas indústrias.


Devem ser avaliados tanto os riscos de escassez como os riscos que se relacionam com o contexto de negócios; as possíveis estratégias de mitigação desses riscos e, também, a identificação de oportunidades relacionadas.


Ferramenta para Gestão: Diagrama de Causalidade


O Diagrama de Causalidade propõe uma abordagem sistêmica das relações diretas e indiretas que a organização tem com o recurso hídrico.




Esse diagrama ilustra como os diversos fatores de influência se relacionam e causam alterações entre si e na disponibilidade hídrica para o uso corporativo. Setas unidirecionais apontam influências de direção única, setas bidirecionais apontam uma relação interativa de causalidade.

Sinais positivos representam o impacto favorável entre um fator e a disponibilidade hídrica; sinais negativos representam impactos negativos entre fator e disponibilidade hídrica.


Economia Circular da Água


A gestão de riscos relacionados ao insumo “água” é bastante funcional quando feita sob a abordagem da economia circular, que pode ser expressa nos 5Rs – reduzir, reutilizar, reciclar, restaurar e recuperar.


Ao adotar a abordagem 5R na gestão de riscos, as organizações devem buscar reduzir, reutilizar e reciclar a água, ao mesmo tempo em que podem buscar a recuperação de recursos e a restauração e reabastecimento dos ecossistemas provedores.


Deste modo, podem criar oportunidades para relações vantajosas para suas operações, partes interessadas relacionadas e ecossistemas em que operam e dependem.


Agora que você já entendeu a importância da gestão hídrica para os negócios, é hora de começar a implantar! Tudo começa com um bom diagnóstico e um plano de ação de acordo com a sua demanda. Clique AQUI para saber mais!

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.