Prefeitura de BH lança cartilha sobre plantio de árvores na cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou na semana passada a cartilha ilustrativa chamada “Plantio de Árvores”, que foi elaborada com o objetivo de orientar as pessoas sobre como solicitar a prefeitura o plantio de árvores em locais públicos como passeios, canteiros e praças, e como obter a permissão para que a pessoa mesmo realize o plantio.


Essa cartilha está disponível no site da Prefeitura de BH e traz várias informações como:

- Como abrir um chamado junto a Prefeitura;

- A importância das árvores;

- A importância da escolha certa de espécies de árvores;

- Passo a passo para o cidadão obter os subsídios necessários para que ele mesmo realize o plantio;

- Distância ideal para pontos de plantio;

- Espaçamento e preparação das covas;

- O que não é permitido no plantio;

- Escoramento de mudas;

- Período ideal para o plantio, entre outras orientações.


As espécies mais comuns plantadas em BH são: Aroeira Pimenta, Escumilha Africana, Resedá, Ipês (Amarelo, Rosa, Branco, Roxo), Pau Brasil, Magnólia, Quaresmeira e Sibipiruna. Esses plantios são realizados por meio das Gerências Regionais de Manutenção, vinculadas à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e por empresas contratadas.


Além da função paisagística, a arborização proporciona à população das cidades muitos benefícios, entre eles: a proteção contra ventos e sombreamento; a absorção da poluição atmosférica; a redução da poluição sonora nos ambientes; a diminuição da temperatura e dos impactos causados pelas chuvas, entre outros.

Para a realização desse plantio, a gestão pública precisa contar com profissionais capacitados, bem como possuir ferramentas adequadas para definir quais espécies devem ser plantadas e qual o melhor local para esse plantio.


Quer saber mais sobre a arborização nos centros urbanos? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo