top of page

POR QUE OS "ODS" SÃO IMPORTANTES PARA OS NEGÓCIOS?



Alinhar as estratégias de negócio aos ODS passa por adotar ações de Gestão Ambiental


“ As empresas são parceiras vitais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Elas podem contribuir através das suas atividades principais, e solicitamos que as empresas de todos os lugares avaliem o seu impacto, estabeleçam metas ambiciosas e comuniquem seus resultados de forma transparente ”. Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas


No ano de 2015, Chefes de Estado e demais representantes dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), se reuniram em Nova York para decidir o plano de ação global de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos.


Surgia assim a mais recente iniciativa da ONU em sua agenda socioambiental: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030.


Os ODS definiram temas prioritários até o ano de 2030 e buscam mobilizar esforços globais. O plano contempla 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como o combate à pobreza, igualdade de gênero, educação, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e consumo, dentre outros.


Tais objetivos exigem uma ação mundial entre os governos, as empresas e a sociedade civil para acabar com a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, considerando os limites do planeta.


Diferentemente dos seus antecessores, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODS explicitamente convocam todas as empresas a utilizar sua criatividade e inovação para resolver os desafios do desenvolvimento sustentável.


As empresas podem utilizar os ODS como um quadro global para moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, permitindo que essas tirem proveito de uma escala de benefícios, tais como:


1) Identificação de oportunidades futuras de negócio


Os ODS buscam redirecionar os fluxos de investimento público e privado globais voltados aos desafios que esses representam. Ao fazê-lo, eles definem os mercados crescentes para as empresas que podem entregar soluções inovadoras e mudanças transformadoras.


2) Valorização da sustentabilidade corporativa


As metas podem, por exemplo, fortalecer os incentivos econômicos para que as empresas utilizem recursos naturais de forma mais eficiente, ou mudem para alternativas mais sustentáveis, na medida em que as externalidades se tornarem crescentemente internalizadas.


3) Fortalecimento das relações com as partes interessadas


Os ODS refletem as expectativas das outras partes interessadas. As empresas que alinham as suas prioridades com os objetivos do plano podem fortalecer o compromisso dos clientes, funcionários e de outras partes interessadas, e aquelas que não o fazem estarão expostas aos riscos crescentes legais e de reputação.


4) Investir em um ambiente propício aos negócios


Os negócios não podem ter sucesso em sociedades que fracassam. O investimento no alcance das metas sustenta os pilares do sucesso dos negócios, incluindo a existência dos mercados regulamentados, de sistemas financeiros transparentes e uma economia não corrupta e eficientemente administrada.


5) Utilização de uma linguagem comum e de uma finalidade compartilhada


Os ODS definem uma estrutura comum de ação e linguagem que ajudará as empresas a se comunicarem de forma mais consistente e efetiva com as partes interessadas a respeito do seu impacto e desempenho atual e futuro. As metas ajudarão a reunir parceiros para tratarem dos desafios sociais mais urgentes.


Alinhar as estratégias de negócio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável começa com ações de Gestão Ambiental dentro da cadeia de valor.


Para alinhar o seu negócio, clique AQUI e fale com um de nossos consultores!

1.160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page