• Letícia Sapori

Por que devo realizar auditorias ambientais?


Créditos da imagem: <a href="http://www.freepik.com">Designed by Freepik</a>

Antes de começarmos a falar sobre a importância de se realizar auditorias ambientais nas empresas, precisamos definir o que é uma auditoria ambiental.


Pois então, o que é uma auditoria ambiental?


É uma das ferramentas mais importantes da gestão ambiental, sendo que a norma NBR ISO 14.010 a qual define as diretrizes para auditoria ambiental, adota a seguinte definição: "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.”


Simplificando o conceito dado pela norma supracitada, uma auditoria ambiental é um processo estruturado e formal que objetiva a averiguação do cumprimento da legislação ambiental, se a conduta e/ou desempenho no âmbito do meio ambiente de uma organização auditada cumprem uma série de requisitos estabelecidos.


Agora, voltando para a pergunta inicial, por que devo realizar auditorias ambientais?

Esta ferramenta é importante tendo em vista o seu conceito apresentado, além de ser o retrato do desempenho ambiental da organização naquele determinado momento, sendo assim averigua se a legislação ambiental em vigor, bem como os parâmetros estabelecidos estão sendo atendidos.


É uma ferramenta que pode ser utilizada também, com o intuito de evitar a degradação ambiental, senso que esta normalmente ocorre quando não se tem controle ou falta de conhecimento dos impactos que a instalação/operação do empreendimento pode acarretar.

A degradação ambiental e passivos ambientais necessitam de grandes custos para sua remediação e/ou recuperação, além de que podem designar uma imagem negativa da empresa junto a sociedade e ao mercado.


É importante esclarecer também, que a auditoria ambiental não é um instrumento de controle e sim uma ferramenta, como mencionado, para avaliar o cumprimento de normas, legislações, avaliação de desempenho e melhoria contínua.


Utilizam-se sete tipos de auditoria ambiental, sendo elas:


1. Auditoria de Avaliação de Desempenho;

2. Auditoria de Responsabilidade;

3. Auditoria de Cadeia Produtiva;

4. Auditoria de Descomissionamento;

5. Auditoria de Conformidade Legal;

6. Auditoria Pós-acidente;

7. Auditoria de Sistemas de Gestão.


Como a Trilho Ambiental pode auxiliar?


O time Trilho Ambiental possui profissionais capacitados para a realização de auditoria ambiental em sua empresa. Faça contato com um de nossos consultores clicando AQUI!

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.