top of page

Como inovar com Gestão Ambiental?

Atualizado: 13 de mar. de 2019



Gestão Ambiental Estratégica

Inovar é criar caminhos e estratégias diferentes para um determinado trabalho. É inventar.

O famoso tripé da sustentabilidade – social, ambiental e financeiro – está muito vinculado à inovação. Transformar os processos de produção, serviços ou métodos de gestão através de ideias inovadoras é capaz de agregar valor, sem comprometer o equilíbrio deste tripé.

As 03 dimensões da sustentabilidade

Dimensão social: preocupação com os impactos sociais das inovações, dentro e fora da organização como desemprego, exclusão social, pobreza, diversidade organizacional, etc.

Dimensão ambiental: preocupação com os impactos ambientais pelo uso de recursos naturais, redução das emissões de poluentes e inclusão de processos de ecoeficiência no consumo de energia, água e na gestão dos resíduos sólidos.

Dimensão econômica: preocupação com a eficiência econômica, prosperidade, lucro e geração de vantagens competitivas nos mercados onde se atua.

Introduzindo uma Gestão Ambiental eficiente

A Gestão Ambiental trata de como as empresas podem minimizar impactos no meio em que operam e desenvolver atividades lucrativas, utilizando de maneira racional os recursos naturais.

Como a introdução de uma gestão ambiental estratégica e eficiente pode minimizar os aspectos e impactos da atuação de determinada empresa? Aqui vão 09 valiosas dicas!

1) Estude o seu impacto

Entenda todos os aspectos relacionados à localização, instalação, operação e ampliação da sua atividade e/ou empreendimento.

O aspecto ambiental pode ser entendido como um fator inerente à operação de determinada atividade que se não for controlado pode evoluir para um impacto ambiental, causando danos. Em uma mecânica, por exemplo, o aspecto ambiental pode ser a geração de óleo.

2) Gerencie os seus aspectos ambientais

É importante fazer um controle da geração e destinação dos resíduos sólidos, atentando-se para destiná-los à empresas licenciadas para tal.

Indústrias que utilizam água em seus processos produtivos, devem tratar esse efluente líquido antes do lançamento ou destiná-los à Copasa, através do PRECEND.

3) Planeje-se para minimizá-los

Trace um conjunto de diretrizes, desde a escolha das matérias-primas até a logística reversa.

4) Certifique-se da origem da matéria-prima no momento da compra

Isso garante que ela venha de fontes renováveis, sem degradação do meio ambiente e com mão de obra responsável.

5) Ateste a qualidade do ar

Analise seus impactos na qualidade do ar e instale um sistema de controle e poluição baseado na melhor tecnologia disponível.

6) Fique atento aos ruídos

Seu processo produtivo não deve gerar incômodo ao bem-estar público. Sempre consulte os padrões estabelecidos pela legislação vigente.

7) Tenha o Licenciamento Ambiental

Alguns segmentos têm o Licenciamento Ambiental como obrigação legal. Procure uma consultoria e faça as adequações necessárias.

8) Organize o seu orçamento

É importante ter investimentos para melhorias constantes.

9) Informe-se

Busque consultorias ambientais ou órgãos responsáveis em sua região e conheça as exigências legais.

Pense em uma nova maneira de produzir e faça

Mais competitividade e prosperidade são resultado de ações que fazem a diferença. A gestão ambiental sustentável deve ser o eixo referencial das empresas na atualidade.

Em um mundo repleto por problemas socioambientais é urgente uma mudança real de postura das instituições. Fuja do Greenwashing (em tradução livre, “maquiagem verde”) e implante uma Gestão Ambiental inovadora.

Quer saber como fazer isso? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!


1.307 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page