Tecnologia visa a otimização de vistorias relacionadas a processos de regularização ambiental no Estado de Minas Gerais.

As vistorias realizadas objetivando a confecção de pareceres técnicos referentes a empreendimentos que formalizaram processo de regularização ambiental, junto ao Estado de Minas Gerais, através do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, passaram a ter mais celeridade a partir do proveito de novas tecnologias.
O uso de imagens de satélite, monitoramento remoto, drones e vídeos vêm reduzindo gradativamente o emprego das vistorias com a presença física dos técnicos nos locais dos empreendimentos. Desta forma, há a redução do tempo gasto para emissão dos pareceres.
Cabe aqui destacar que para uma análise robusta é necessário que as imagens de satélite sejam atuais, permitindo assim que a equipe técnica possa conhecer interferência das atividades a serem licenciadas nas circunvizinhanças (comunidades vizinhas), conforme destacou Cezar Augusto Fonseca e Cruz, Superintendente Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas.
O Superintendente também salientou que cabe às Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram), definir como devem ser realizadas e quais imagens podem ser utilizadas para permitir uma melhor análise do cenário em que se insere o empreendimento, para que haja avaliação da eficiências das medidas de monitoramento e controle existente e se precisam ser aprimoradas.
Com o emprego dessas tecnologias ao invés da equipe técnica precisar ficar a campo durante 5 dias, poderá ter uma redução para dois dias, segundo Cezar Fonseca.
Quer saber mais sobre a regularização ambiental?
Entre em contato com a nossa consultoria ambiental clicando AQUI!
Comentarios