top of page

Licenciamento Ambiental

O processo de licenciamento ambiental visa estabelecer condições, restrições e medidas a serem tomadas para que atividades potencialmente poluidoras ou que possam provocar degradação ambiental sejam desenvolvidas.


Atuação pública no Licenciamento Ambiental


Atuam no licenciamento ambiental o Ibama, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e os órgãos ambientais estaduais e municipais.


Aos órgãos ambientais estaduais e ao Distrito Federal cabe o licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos em unidades de conservação por eles instituídas e naqueles que não estiverem a cargo da União ou dos municípios.


Fases do Licenciamento Ambiental


Para que as licenças ambientais sejam concedidas, há diversas fases no processo de licenciamento, nas quais os interessados e os órgãos ambientais devem atuar, como demonstrado abaixo:





Avaliação de Impacto Ambiental


Avaliação de Impacto Ambiental constitui a análise dos eventuais impactos ao meio ambiente de uma atividade, considerando-se os recursos naturais e as características e ações que o empreendimento requer.


Essa avaliação é parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que deve ser solicitado a empreendimentos com grande potencial poluidor ou de degradação ambiental.


No EIA, está especificada a localização geográfica da atividade e o estudo sobre a área de abrangência que os possíveis impactos ambientais poderão alcançar, considerando o meio

biológico e socioeconômico.


Já o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) é um documento no qual são apresentados possíveis impactos, medidas mitigadoras de impactos negativos, programas de acompanhamento e recomendações.



Participação da população no Licenciamento Ambiental


Uma importante fase do EIA/Rima é a abertura para consultas e/ou audiências públicas.


O órgão ambiental estabelece as condições para que as pessoas interessadas em determinado processo de licenciamento ambiental possam consultar e apontar sugestões e outros aspectos sobre o Rima.


Por essa razão, ele deve ser elaborado de maneira que seja fácil sua compreensão.


Quer saber mais sobre o processo de Licenciamento Ambiental? Clique AQUI para conversar com a nossa consultoria ambiental.


106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page