• Letícia Sapori

Importância da educação ambiental na indústria

Atualizado: 13 de Jun de 2019


Fonte: <a href="http://www.freepik.com">Designed by Freepik</a>

Na Conferência das Nações unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, definiu-se o conceito de Desenvolvimento Sustentável como o desenvolvimento capaz de atender as necessidades atuais da população, sem afetar as necessidades das futuras gerações. O Desenvolvimento Sustentável está pautado em cinco pilares, sendo eles:


• Ambiental;

• Social;

• Territorial;

• Econômico;

• Político.


As indústrias necessitam se introduzir neste contexto e contemplar estes pilares, tendo em vista como diferencial competitivo, além de visar a sobrevivência no mercado, tanto pela exigência do mesmo, quanto pela sociedade. Sendo assim, é importante que se implementem ferramentas objetivando a redução dos danos causados ao meio ambiente, decorrentes da realização de suas atividades e que auxilie no gerenciamento dos aspectos e impactos socioambientais, como é o caso de Sistema de Gestão Ambiental (SGA).


Um SGA pode ser bem planejado e elaborado, entretanto só obterá melhorias ambientais se houver engajamento de todos os colaboradores. Caso contrário, o gestor ambiental estarátrabalhando sob a perspectiva do “end of pipe”, solucionandoa falha no final do processo, isto é, propiciando uma destinação e não trabalhando no início do processo, quando se pode evitar desperdícios, evitar custos, reduzir impactos, inovar e melhorar a eficiência e eficácia dos processos. Para que este trabalho resulte em uma mudança permanente, tem-se como ferramenta a educação ambiental.


A educação ambiental dos colaboradores não ocorre simplesmente passando informações e sim quando se incentiva o sentimento de responsabilidade conjunta, trabalhando com o potencial de cada um (Junior & Demajorovic, 2006). Este fato resulta no estímulo à adoção de práticas sustentáveis.


A elaboração de um programa de educação ambiental que favoreça o SGA, deverá considerar as particularidades da empresa e suas atividades, bem como o processo produtivo, contexto e características da região em que está localizada, a cultura e o perfil do quadro de colaboradores.

Portanto se você busca certificar a sua empresa com a ISO 14.001/2015 ou apenas implementar um SGA é necessária a realização de treinamentos anuais, visando o estímulo e engajamento de todos os colaboradores e terceirizados.


Deseja se informar mais? Faça contato com um de nossos consultores clicando AQUI!

14 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.