• Thiago Santiago

IDE Sisema passa a contar com camadas relacionadas à Educação Ambiental


A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), plataforma de georreferenciamento do Estado, conta agora com camadas que permitem a visualização espacial dos programas de educação ambiental desenvolvidos em Minas Gerais. As informações serão utilizadas na elaboração de políticas públicas regionalizadas e estruturação de ações sinérgicas entre os diversos setores que integram a gestão ambiental do Estado. O lançamento ocorreu na última segunda-feira (7/6) durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2021 do Sisema.


Os dados foram compilados em três novas camadas inseridas na IDE-Sisema. Duas delas apresentam a área de abrangência das ações de educação ambiental desenvolvidas por 50 representantes do setor produtivo mineiro e entidades ambientalistas do Estado e uma terceira camada fornece informações segmentadas por município.


Uma nova camada deverá ser disponibilizada nos próximos meses com informações relacionadas exclusivamente ao Programa de Educação Ambiental (PEA) vinculado ao processo de licenciamento ambiental de empreendimento e atividades listadas na Deliberação Normativa COPAM nº 217/17.


IDE-SISEMA Criada em 2018, a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) permite, por meio de camadas geoespaciais, uma completa visualização de atributos ambientais existentes no território mineiro, como relevo, hidrografia, vegetação, entre outros aspectos que auxiliam no licenciamento ambiental, na concessão de outorgas para uso da água e nos demais serviços oferecidos pelo Sisema.

Com base no cruzamento das camadas geográficas, é possível visualizar alternativas de localização para o usuário que busca a regularização ambiental. Além disso, a plataforma digital oferece ao cidadão acesso gratuito às informações dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento.


Fonte: SEMAD


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo