O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em conjunto com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicou em formato digital o Guia para Reconhecimento de Espécies dos Campos Sulinos.
O que são Campos Sulinos?
É o bioma que abrange parte do território do Rio Grande do Sul. São cerca de 170 mil quilômetros quadrados. Além das fronteiras do país, ele se estende por terras do Uruguai e da Argentina.
Os campos sulinos são também conhecidos como pampas, palavra de origem indígena que quer dizer “região plana”. Os pampas são apenas um pedaço das terras dos campos sulinos. O bioma engloba também campos mais altos e algumas áreas semelhantes a savanas.
Objetivo do Guia
Auxiliar na identificação das principais gramíneas e leguminosas presentes no bioma, a obra apresenta informações sobre 80 espécies nativas e 4 exóticas invasoras, com fotos e ilustrações.
Assinada pelos professores de agronomia da UFRGS Carlos Nabinger e Miguel Dall’Agnol, a publicação é destinada a analistas ambientais, técnicos, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos e produtores rurais que manejam campos nativos no sul do país.
De acordo com o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA, João Pessoa Moreira, "o conhecimento consolidado no guia pode servir de base para o desenvolvimento econômico e social sustentável na região."
Uma tiragem de dois mil exemplares da publicação será distribuída em eventos que promovam o uso sustentável dos Campos Sulinos após o fim da emergência de saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
O Guia de Identificação de Espécies dos Campos Sulinos está disponível exclusivamente em versão digital.
Fonte: IBAMA
Para mais informações entre contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.
Comments