top of page

ENTENDA O QUE É DIAGNÓSTICO AMBIENTAL


Fonte: http://www.freepik.com">Designed by rawpixel.com / Freepik</a>

Cada vez mais as empresas têm consciência do papel importante que desempenham na preservação e no comprometimento com as questões ambientais. Assim, a gestão ambiental, através da ferramenta do Diagnóstico Ambiental, favorece o desempenho das organizações, através da qualidade aplicada aos produtos e serviços desenvolvidos, bem como dos colaboradores envolvidos.


- O que é um Diagnóstico Ambiental?


É a caracterização e o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma área e/ou empresa, onde deve-se avaliar os seus pontos positivos, negativos e os pontos de melhoria. O Diagnóstico também faz parte de uma das etapas do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, onde fornece informações para a identificação, avaliação e monitoramento dos impactos causados.


O Diagnóstico Ambiental pode ser realizado por diferentes motivos e objetivos, como por exemplo em um processo de licenciamento ambiental de um empreendimento. Essa ferramenta auxilia no conhecimento da situação ambiental da empresa, se existe algum risco de a atividade ser instalada no local desejado ou alguma outra questão ambiental, para que seja tomada a decisão para prevenir, controlar e corrigir os possíveis problemas ambientais.


Através do Diagnóstico Ambiental, os empreendimentos fortalecem sua imagem e, consequentemente, agregam valor ao seu produto frente à sociedade, seus stakeholders e aos seus clientes.


- Como o Diagnóstico Ambiental é realizado?


Para a realização do diagnóstico é necessário levar em consideração as 03 etapas apresentadas a seguir:


1) Avaliação do Meio Físico que consiste na descrição dos aspectos referente ao clima, solo, relevo e hidrografia da região de estudo;


2) Avaliação do Meio Biológico que consiste nos estudos da flora e da fauna (mastofauna, herpetofauna, avefauna, etc) da região, levando em consideração a existência de espécies protegidas e em extinção;


3) Avaliação do Meio Socioeconômico que consiste na população que será/é afetada pelo empreendimento, o uso e ocupação do solo os sítios arqueológicos, patrimônio cultural e histórico, entre outros.


Assim, a partir da realização do Diagnóstico Ambiental é possível avaliar os principais impactos causados ao meio ambiente e realizar projeções futuras desses impactos, o que é chamado de Prognóstico Ambiental.


A realização do Diagnóstico Ambiental é direcionada à solução dos problemas, levando em consideração os riscos envolvidos, as exigências legais (legislações e normas) e os aspectos financeiros da empresa, para que assim seja definida as metas e qual a melhor forma de alcançá-las.


Desse modo, o sucesso de um projeto está diretamente ligado a um diagnóstico desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada, que assegura uma qualidade técnica em todas as suas etapas, visando a solução dos problemas.


Sua empresa precisa de um Diagnóstico Ambiental? A Trilho Ambiental possui um corpo técnico multidisciplinar pronto para te ajudar! Clique AQUI para conversar com um dos nossos consultores.

7.157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page