Educação Ambiental nas empresas


O aumento da necessidade em desenvolver culturas orientadas para os princípios da sustentabilidade, tem popularizado práticas de educação ambiental nas empresas, voltadas aos funcionários.


Contudo, ainda há certo desconhecimento por parte das empresas sobre o que de fato é um Programa de Educação Ambiental (PEA).


O PEA pode ser entendido como um conjunto de projetos de educação ambiental, compostos por metas e indicadores, que partem de um tema gerador. Esses projetos devem propor ações e processos de ensino-aprendizagem contínuos, podendo envolver funcionários e membros das comunidades de entorno dos empreendimentos.


As ações do PEA devem aumentar o nível de conhecimento do público-alvo, para que eles tenham condições de compreender como evitar, controlar ou mitigar os impactos socioambientais, conhecer as medidas de controle dos empreendimentos, bem como fortalecer potencialidades locais. É interessante que se explore visões globais, regionais e locais.


A elaboração de um Programa de Educação Ambiental (PEA) pode ser voluntária ou uma obrigação legal. No Estado de Minas Gerais, empreendimentos de grande porte e potencial poluidor, que estão em fase de obtenção da licença ambiental de operação, devem apresentar também o PEA.


A chegada da Deliberação Normativa Copam n° 214, de 26 de abril de 2017, revisada pela Deliberação Normativa Copam n° 238, de 26 de agosto de 2020, estabeleceu diretrizes para a elaboração e a execução dos Programas de Educação Ambiental no âmbito dos processos de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais.


No Brasil ainda há predominância de uma postura legalista quando se adota ações de educação ambiental.


Dentre os objetivos estão obtenção de uma licença ambiental , certificação ISO 14000 ou o cumprimento de outras obrigações legais. Essa visão tende a priorizar treinamentos rápidos e pontuais, que mais se caracterizam como um adestramento ambiental.


Um Programa de Educação Ambiental (PEA) genuíno deve envolver todos os níveis hierárquicos das organizações, partindo das lideranças. Uma vez que a sustentabilidade faça parte da cultura da empresa, o engajamento é maior e todos se sentem parte integrante.


Quer saber mais sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade? Clique AQUI para falar com a nossa consultoria ambiental.



15 visualizações0 comentário

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.