Educação Ambiental nas empresas

O aumento da necessidade em desenvolver culturas orientadas para os princípios da sustentabilidade, tem popularizado práticas de educação ambiental nas empresas, voltadas aos funcionários.
Contudo, ainda há certo desconhecimento por parte das empresas sobre o que de fato é um Programa de Educação Ambiental (PEA).
O PEA pode ser entendido como um conjunto de projetos de educação ambiental, compostos por metas e indicadores, que partem de um tema gerador. Esses projetos devem propor ações e processos de ensino-aprendizagem contínuos, podendo envolver funcionários e membros das comunidades de entorno dos empreendimentos.
As ações do PEA devem aumentar o nível de conhecimento do público-alvo, para que eles tenham condições de compreender como evitar, controlar ou mitigar os impactos socioambientais, conhecer as medidas de controle dos empreendimentos, bem como fortalecer potencialidades locais. É interessante que se explore visões globais, regionais e locais.
A elaboração de um Programa de Educação Ambiental (PEA) pode ser voluntária ou uma obrigação legal. No Estado de Minas Gerais, empreendimentos de grande porte e potencial poluidor, que estão em fase de obtenção da licença ambiental de operação, devem apresentar também o PEA.