• Caroline Martins

Destinação de efluentes líquidos industriais através do PRECEND


Nós, constantemente, utilizamos recursos naturais como a água, em nosso dia a dia.

Tendo em vista a utilização diária da água para uso doméstico ou não doméstico, deve-se fazer uma correta destinação do esgoto produzido a partir do seu uso, para evitar impactos sobre o meio ambiente.


Efluentes Líquidos Industriais


A água e a indústria constantemente possuem uma relação de interdependência, pois muitos processos produtivos dependem da água. O uso industrial gera efluentes líquidos industriais com diferentes características.


Há empreendimentos que optam por tratar seus efluentes instalando uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, posteriormente, lançá-lo no corpo hídrico, caso consiga atender aos padrões de lançamento definidos por legislação. Já outros empreendimentos decidem lançar na rede coletora da Copasa, buscando atender aos padrões de lançamento através do PRECEND - Programa de Recebimento de Efluente não Doméstico.


PRECEND - Programa de Recebimentos de Efluente Não Doméstico


O PRECEND é um programa da Copasa é aplicável às atividades que produzem efluentes considerados como não-domésticos e optam por lançá-los na rede pública coletora de esgotos, repassando à Copasa a responsabilidade pela destinação correta dos mesmos.


A adesão ao PRECEND pode ser exigida em processos de obtenção de Alvará de Localização e Funcionamento e Licenciamento Ambiental. Normalmente, a demanda surge durante uma vistoria da Copasa para emissão do Laudo de Liberação das Instalações de Esgotamento.


Uma vez que ocorra a adesão ao programa por parte da empresa, a consultoria contratada elabora o PRECEND para apresentar à Copasa. Ele é divido em etapas, sendo composto por Parte A e Parte B e necessita de ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.


Na parte A, é feita a caracterização do efluente, de acordo com o processo produtivo e o plano de amostragem, contendo os locais aonde serão colhidas as amostras de água, os parâmetros a serem analisados e indicação de laboratórios para executar esse serviço.


Sendo aprovada a Parte A pela Copasa, é elaborada a parte B. Nesta etapa o laboratório escolhido efetua as análises do efluente e a consultoria contratada faz o projeto para adequar as redes do estabelecimento, faz o cronograma de implantação das adequações e definição do pré-tratamento necessário.


Sendo exigido o PRECEND, a não adesão gera entraves na obtenção ou renovação de alvará e licença ambiental, podendo haver mais gastos na manutenção de tubulações por incrustação ou corrosão e até explosões. O empreendimento também fica vulnerável em fiscalizações ambientais, podendo receber multas.


Precisa de PRECEND e quer saber como dar os primeiros passos de acordo com sua demanda? Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.