Como construir um Plano de Sustentabilidade?



Fazer a sustentabilidade acontecer na sua empresa não é um “bicho de sete cabeças”. Você já sabe que se preocupar com sustentabilidade é essencial no momento em que vivemos. Isso acontece porque consumidores passaram a cobrar cada vez mais das empresas essa postura , especialmente quando olhamos para as novas gerações.


Além disso, implementar ações sustentáveis pode trazer vantagens para o seu faturamento e para a eficiência do negócio.


Muitas dúvidas podem surgir no começo, mas um bom passo é sempre iniciar pelo planejamento. Como esse item essencial de qualquer negócio bem-sucedido, que tal criar um plano de sustentabilidade? Você pode incluir no documento quais ações pretende aplicar, os resultados esperados, quem é responsável, dentre outros elementos.


O plano de sustentabilidade é um conjunto de diretrizes e ações de uma organização para tornar seu negócio mais sustentável social e ambientalmente. Toda empresa gera determinado impacto social e ambiental e, por isso, a responsabilidade é grande.



Passo a passo para elaborar o Plano de Sustentabilidade


1) Busque mais conhecimento sobre sustentabilidade


Antes de começar a construir seu plano, procure aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

2) Encontre pontos de melhoria


Agora é hora de olhar para dentro e descobrir quais áreas e processos do seu negócio podem ser melhorados para reduzir o impacto ambiental e social. Será que tudo está em conformidade com as leis que regulamentam o equilíbrio ambiental? As práticas internas podem ser consideradas sustentáveis?

3) Descubra oportunidades


Chegou o momento de abraçar seu espírito inovador e empreendedor para descobrir as melhores oportunidades de ações sustentáveis. Encontre jeitos mais eficientes de entregar produtos e serviços, resolver problemas e executar processos; a inovação também está nesse tipo de transformação.

4) Elabore o plano


Com tudo isso em mente, é hora de traçar as ações que vão fazer seu negócio se tornar mais sustentável. O ideal é criar uma paixão principal, um foco para seu plano. Escolha alguns problemas ambientais para guiar a implementação, como aquecimento global, poluição do ar, geração de resíduos, etc. Foque aqueles em que você consegue criar mais impacto positivo.


Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode criar uma visão principal para cada setor ou departamento. Seu modelo de sustentabilidade deve ter a cara da empresa, a fim de criar uma conexão com seus funcionários e incentivá-los a executar as tarefas como como qualquer outra.

5) Implemente o plano


A primeira coisa a fazer na implementação do plano de sustentabilidade é comunicá-lo a todos de forma clara. Tire todas as dúvidas das pessoas e mostre a elas o que fazer para contribuir para o sucesso do plano. Aqui, é importante contar com a colaboração de todos os líderes.


Precisa de ajuda para elaborar e implementar o seu Plano de Sustentabilidade? Clique AQUI e converse com a sua consultoria ambiental.



32 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.