top of page

Comece já a planejar suas metas ambientais para 2020





O final do ano se aproxima e com ele vem a necessidade de realizar um balanço para verificar se as metas propostas para o ano foram cumpridas e planejar novas metas para o ano que está por vir.


As indústrias traçam metas para diversas áreas, buscando a melhoria do desempenho, da competitividade, da lucratividade, etc. E para a área ambiental também são traçadas metas visando benefícios e a regularização do empreendimento.


Começar a se planejar com antecedência é fundamental para não perder prazos e, consequentemente, correr o risco de receber multas, perder uma licença ambiental ou, até mesmo, sofrer não conformidades em auditorias da certificação ISO 14001.


Sendo assim, a indústria deve estar engajada e em dia com suas obrigações ambientais, definidas por lei. Para saber quais obrigações ambientais se aplicam ao seu negócio, algumas perguntas básicas podem ser feitas:


O que fazer?

Como fazer?

Quando fazer?


Para te ajudar a se planejar melhor no quesito meio ambiente, listamos abaixo as principais obrigações legais ambientais para 2020 e o que você precisa saber sobre cada uma delas.


JANEIRO


O que fazer?


- Conferir o prazo de validade das Licenças Ambientais;

- Conferir o prazo de validade das Outorgas para Uso de Recursos Hídricos;

- Conferir o prazo de validade do Certificado Anual de Registro do IEF.


Como fazer?


Início do ano é tempo de verificar o prazo de validade das licenças ambientais concedidas. Vale também conferir se os prazos das condicionantes estão sendo cumpridos.


Não deixe para renovar a sua licença ambiental próxima ao vencimento! Lembre-se que o processo de revalidação exige estudos e análise dos órgãos. Então, começar com antecedência é mais seguro.


Confira também o prazo de validade das outorgas para uso de recursos hídricos, suas condicionantes e procedimentos a serem observados para a renovação.


Atividades que envolvam produtos e subprodutos da flora nativa e plantada, ou uso de tratores e motosserra, devem obter o Certificado de Registro da Atividade do IEF e renová-lo todo ano.


Falamos um pouco mais sobre como emitir o Certificado aqui: