• Renata Chaves

BH realiza projeto para o desenvolvimento de novas florestas no município

Em Belo Horizonte/MG, a Serra do Engenho Nogueira, localizado na região da Pampulha irá receber até o final desse mês mais de 5 mil mudas de espécies nativas, visando o desenvolvimento de novas florestas no município.


O plantio de mudas faz parte do Projeto Montes Verdes, que é uma iniciativa voluntária dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente de BH, com o apoio da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, e tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de metodologias que permitem a recuperação de áreas degradadas e antropizadas no município. O projeto tem atuado em 02 (duas) áreas pilotos: Na Serra do Engenho Nogueira e em outras áreas em parceria com o Exército Brasileiro, ICMBio, Urbel, Infraero, igrejas, associações de bairros e outras instituições.


Os plantios serão realizados em uma área total de aproximadamente 26 mil metros quadrados, nas áreas públicas municipais e federais de BH. Além disso, cerca de 90% das mudas a serem plantadas são produzidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Floresta Nacional de Passa Quatro, do ICMBio.


Essa inciativa teve início em novembro de 2020 com o plantio de aproximadamente 1,6 mil mudas no Parque Fernando Sabino ou Parque Fazenda da Serra (como também é conhecido), localizado no bairro Jardim Alvorada, região da Pampulha. Esse plantio foi realizado em uma área de aproximadamente 186 mil m2.


A prefeitura de BH, em paralelo ao plantio de mudas do Projeto Montes Verdes, está realizando a manutenção dos plantios mais antigos (plantadas em 2017 e 2018), com o coroamento, coveamento e adubação dessas mudas. Esse trabalho de manutenção também tem a função de prevenir a propagação de incêndios nessas áreas.


Fonte: PBH.


Para mais informações clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.



8 visualizações0 comentário