top of page

Auditoria interna de meio ambiente




O objetivo de uma auditoria interna é avaliar se o sistema de gestão ambiental das organizações está conforme os requisitos planejados e os requisitos da ISO 14001:2015, determinando se o sistema de gestão ambiental está implementado e mantido eficazmente.


As auditorias internas devem ser realizadas a intervalos planejados (em geral, a cada 6 meses ou 1 ano) e convém que os auditores internos não auditem a sua própria atividade, e que eles sejam livres de tendências e conflitos de interesses.


As auditorias internas permitem a identificação de oportunidades de melhoria, sendo uma importante ferramenta e um fator imprescindível no estabelecimento do ciclo PDCA.


As não conformidades identificadas durante as auditorias internas estão sujeitas às ações corretivas apropriadas, ou seja, deve-se analisar a causa raiz da não conformidade e implementar as suas ações.


Programa de Auditoria Interna


O programa de auditoria interna da ISO 14001:2015 determina que a organização estabeleça, implemente e mantenha um programa de auditoria interna, incluindo a frequência, métodos, responsabilidades, requisitos para planejamento e para relação de suas auditorias internas.


Ao estabelecer o programa de auditoria interna, a organização deve levar em consideração a importância ambiental dos processos envolvidos, as mudanças que afetam a organização e os resultados de auditorias anteriores, devendo também:


• definir os critérios de auditoria e o escopo de cada uma;


• selecionar a equipe auditora e conduzir auditorias para assegurar a objetividade e a imparcialidade do processo de auditoria;


• assegurar que os resultados das auditorias sejam relatados para a gerência pertinente. A informação documentada deve ser retida para evidenciar a implementação do programa de auditoria e dos resultados da auditoria.


A informação documentada deve ser retida para evidenciar a implementação do programa de auditoria e dos resultados da auditoria


Quer saber mais sobre auditoria interna e SGA? Clique AQUI para falar com a sua consultoria ambiental.

896 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page