• Laís Godinho

Auditoria em fornecedores

É de extrema importância que os fornecedores da organização sejam conhecidos, bem como o acompanhamento do serviço prestado ou o processo produtivo, objetivando a qualidade ambiental e a imagem da empresa, além de manter uma boa gestão e certificações, como a ISO 14.001/2015.

A auditoria em fornecedores é um procedimento adotado para que as atividades desenvolvidas pelos prestadores de serviços e contratados sejam avaliadas, o que gera a garantia de que as informações documentais sejam compatíveis aos processos exercidos.


Desta forma, a auditoria de fornecedores uma ferramenta de controle para gerenciamento de riscos, evitando que os fornecedores da organização comprometam imagem e a qualidade da empresa, assim como de seus produtos e/ou serviços, perante a sociedade, órgãos públicos, entidades e clientes.

Agora, o questionamento que fica: quem é responsável por regularizar e dispor diretrizes para a realização de auditorias?


Em cada país existe um órgão responsável pela normatização técnica, no caso do Brasil quem desempenha este papel é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual inseriu os requisitos estabelecidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Portanto as diretrizes que devem ser seguidas para a realização de auditorias são encontradas na ABNT NBR ISO 19011.

A ISO 19011 dispõe dos requisitos que devem ser observados e realizados em uma auditoria, além dos procedimentos correlacionados.

A referida norma atribui que os fornecedores possuem impacto direto no sistema de gestão, sendo assim é extremamente importante que estes sejam sujeitos a avaliações periódicas.

Também é importante realizar um planejamento prévio, a partir de um check list de auditoria em fornecedores, o qual deve conter itens a serem avaliados, os quais permitam classificar a criticidade da atividade desenvolvida, os itens a serem exigidos vão desde os documentos que serão solicitados pertinentes a atividade do fornecedor a ser auditado, até a avaliação do desempenho.

Dúvidas? Entre em contato com a nossa consultoria ambiental clicando AQUI!

10 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.