top of page

ANA institui programa Monitor de Secas

Thiago Santiago

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou a Resolução nº 31/2020 no Diário Oficial da União de 16 de julho, que institui o Programa Monitor de Secas. O novo documento define os papéis das instituições parceiras do Monitor de Secas e prevê a possibilidade de assinatura de Termo de Adesão para que elas, de forma voluntária, formalizem as parcerias já existentes para o funcionamento do programa nos estados.


O que é o Monitor de Secas?


É um processo de acompanhamento regular e sistemático da situação de seca no País, com classificação do grau de severidade e impactos associados ao fenômeno em escala regional, além de sua evolução com o passar do tempo. O trabalho é desenvolvido por meio da atuação coordenada de instituições federais e estaduais com atribuições relacionadas à seca nas áreas de previsão, monitoramento, pesquisa ou preparação e resposta aos efeitos do fenômeno.


Quais os objetivos do Monitor de Secas?

  • Garantir a continuidade do Monitor de Secas;

  • Promover sua expansão para todo o Brasil

  • Fortalecer a cooperação com instituições parceiras

  • Uniformizar a metodologia de monitoramento de secas no País de forma que todas as instituições estaduais parceiras sejam, ao mesmo tempo, produtoras e usuárias da informação;

  • Promover a integração das bases de dados relativos à seca das instituições envolvidas no Programa;

  • Gerar um histórico de impactos associados a cada categoria de seca indicada pelo Mapa do Monitor de Secas.



O serviço é coordenado pela ANA, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 13 estados a cada mês vencido.


O Monitor vem sendo utilizado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessado tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.


Fonte: ANA


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

 
 
 

Comments


bottom of page