top of page

Agricultura urbana local poderia alimentar toda São Paulo aponta estudo


Alimentar uma cidade como São Paulo, com seus 22 milhões de habitantes em sua região metropolitana, não é simples – mas a solução pode estar na própria cidade.

Um novo estudo realizado pelo Instituto Escolhas aponta que é possível alimentar a população paulistana de legumes e verduras contando somente com a produção local – solução que amenizaria perdas e desperdícios e ainda deixaria São Paulo protegidas de eventuais dificuldades de oferta.


Intitulado “Mais perto do que se imagina: os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo” e lançado no último dia 24 de novembro, o estudo foi realizado em parceria com o Urbem e apoio da Porticus, e parte de dados variados a respeito de consumo, distribuição e comercialização de alimentos na região determinar o potencial de produção local e abastecimento a partir de tal produção.


Uma simulação sugere que o cultivo em áreas de cerca de 200 hectares – equivalente a terrenos vagos na região de Sapopemba, por exemplo – pode produzir alimentos para 80 mil pessoas e empregar até 1 mil pessoas. Tal produção poderia alimentar em torno de 24 mil famílias.


Para alcançar a dimensão de toda São Paulo, o estudo mostra que são necessários 60 mil hectares plantados para abastecer com legumes e verduras cerca de 20 milhões de pessoas, com oportunidades de trabalho para em torno de 180 mil pessoas. “As simulações do estudo destacam o potencial da produção local de alimentos de abastecer a metrópole com alimentos saudáveis, como verduras e legumes, e de gerar emprego e renda para os seus moradores”, afirmou Jaqueline Ferreira, Gerente do Instituto Escolhas e Coordenadora do estudo. É urgente, portanto, que a agricultura urbana passe a fazer parte das necessidades administrativas e de planejamento de uma cidade – como parte efetiva da solução de problemas tão graves e urgentes quanto a fome e o desemprego.



Fonte: MSN


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page