Agricultura Urbana

Há mais de 10 mil anos, o ser humano começou a desenvolver a agricultura. A partir dela é possível domesticar culturas de vegetais, frutas e legumes através de diversas técnicas, entre elas a seleção de sementes.


Ao longo do tempo, houve um aumento gradativo da população mundial e com isso a prática da agriculta também aumentou. Entretanto, ao mesmo passo em que há produção de alimentos, existe um enorme desperdício de alimentos como também a fome em diferentes localidades do planeta.


As cidades na forma em que foram concebidas e pelo modelo de desenvolvimento das mesmas se tornaram locais onde apenas se consumia alimentos e nada se produzia.


Porém, através do conhecimento que vêm sendo empregado atualmente, através do conceito de Agricultura Urbana, que nada mais é do que a produção de alimentos em perímetros urbanos, visa difundir a prática de plantações em áreas urbanas e com isso melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos, a relação entre os moradores das cidades e o alimento e a sustentabilidade das cidades.



Fonte: Pequeno guia prático para a agricultura urbana, Ministério do Meio Ambiente.

Mas afinal, qual a importância de se plantar na cidade?


· A Agricultura urbana permite que mais espaços tenham o solo permeável e com isso há a diminuição nos índices de alagamentos;


· Controla a temperatura e umidade do ar, sendo assim torna o clima mais agradável e auxilia na filtragem da poluição do ar;


· Aumenta a geração de alimentos, trabalho e renda;


· Torna espaços públicos mais atrativos;


· Proporciona redução do stress e com isso aumenta o bem-estar psicológico;


· É uma ótima ferramenta de inclusão social e promoção de senso de pertencimento.


A Agricultura Urbana também influencia diretamente na saúde/segurança alimentar, levando-se em consideração o fato dos alimentos produzidos em grande escala em áreas rurais necessitam da inserção de diversos produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, para que o alimento chegue as cidades com boa aparência, mesmo tendo sido colhido com vários dias de antecedência.


É de extrema importância que repensemos as cidades com o desenvolvimento de projetos comunitários e particulares (residências e empreendimentos), visando a plantação de alimentos através de técnicas que permitam a inserção de Sistemas Agroflorestais (SAF) em terrenos urbanos, técnicas de plantações verticais e hidroponia (cultivo na água).


Entre em contato com a nossa equipe para tornar seu empreendimento mais sustentável clicando AQUI!

7 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.