top of page

3 Dicas para o Licenciamento Ambiental

Neste pequeno texto de hoje abordaremos 3 breves dicas para que a sua Empresa esteja preparada para realizar o licenciamento ambiental por uma Consultoria Ambiental:



imagem referente as 3 dicas para o licenciamento ambiental

1- Saber qual o código, ou quais os códigos, CNAE(s) são os geradores da necessidade de licenciamento ambiental. Isto pois todas as Empresas no Brasil têm as suas atividades exercidas de acordo com códigos de atividades específicos, por exemplo Atividade de Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado possui o código CNAE número 0810-0/06.


2- Analisar se o seu negócio está operando sem a devida licença ambiental, caso isso ocorra é necessário instaurar processo de licenciamento na modalidade Licenciamento Ambiental Corretivo (LOC), e não se esqueça de antes de instaurar o processo de licenciamento, ou de maneira concomitante com o pedido de licenciamento, protocolar o pedido de para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Órgão Ambiental licenciador, pois o TAC resguardara a sua Empresa para continuar operando mesmo durante o processo de licenciamento.


3- Nunca realizar o licenciamento ambiental por profissional que não tenha conhecimento, ou seja nunca realizar o processo com iniciantes, pois o licenciamento ambiental, envolve técnicas e conhecimentos adquiridos através da prática e da atuação cotidiana junto ao Órgão Ambiental. Por isso profissionais que não possuem experiencia prática em consultoria ambiental, muitas vezes acabam criando problemas no licenciamento ambiental de Empresas.


Para sanar a dificuldade dos Consultores Ambientais que não possuem experiência, a Trilho Ambiental possui o Curso de Formação de Consultores Ambientais que já está na sua segunda edição.


Por fim, a Trilho Ambiental está a sua disposição, hoje somos a referência em Licenciamento Ambiental, pois possuímos vasta experiencia no que fazemos, e além disso atuamos, também, na capacitação de profissionais (através dos nossos cursos) que desejam atingir excelência em seus trabalhos ambientais.

492 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page