As mudanças climáticas, a escassez hídrica e a contaminação das águas e do solo não são fatores que modificam somente o meio ambiente, o mercado também muda. A busca pelo desenvolvimento sustentável tem motivado a sociedade em suas escolhas e na forma de ver o mundo.
Consumidores e fornecedores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é adquirir determinado produto ou contratar um serviço. O que se tem perguntado é: essa empresa é ambientalmente responsável? Tem a sustentabilidade como princípio de gestão?
Uma empresa que tem consciência dos impactos que sua atividade exerce sobre o meio ambiente e busca soluções ambientais para o seu controle, tem maiores chances de sobreviver ao mercado.
Equilíbrio entre lucratividade e responsabilidade socioambiental
A busca por maior competitividade e eficiência energética, passa pela adoção de soluções ambientais. Gestão ambiental estratégica, com controle dos resíduos, efluentes líquidos e atmosféricos gerados dentro da indústria, diagnóstico energético, licenciamento ambiental, cumprimento de obrigações legais ambientais, são algumas das soluções adotadas.
É possível obter equilíbrio entre lucratividade e controle de impactos ambientais. Consumir menos recursos naturais, proteger o meio ambiente, reduzir o consumo de água e energia e gerar menos poluição têm impacto positivo na receita e na imagem das empresas.
Nesse contexto, empresas responsáveis por prestar serviços ambientais tornaram-se essenciais, sendo parte integrante em vários segmentos econômicos, como indústria e comércio.
SGA como solução ambiental na indústria
Uma solução bastante adotada no setor industrial é a implementação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).
O SGA é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas de uma empresa com o objetivo de equilibrar suas atividades produtivas e econômicas com a minimização de impactos ambientais e o uso racional dos recursos naturais, aumentando seu desempenho.
Através do SGA, tem-se uma visão ampla do processo produtivo, identificando fraquezas e buscando soluções, a partir de metas traçadas.
Dentre os benefícios econômicos estão a redução de gastos com água, energia e matéria-prima, possibilitando maior eficiência energética. Também há o benefício da redução dos gastos com coleta de resíduos e tratamento de efluentes líquidos.
Além disso, há menor geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, diminuição da poluição e preservação de recursos naturais, beneficiando o meio ambiente.
Quer saber um pouco mais sobre essas e outras soluções ambientais para o seu negócio? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!