Como se preparar para receber uma auditoria ambiental?


Passar por uma auditoria ambiental pode ser estressante e causar apreensão em algumas empresas. Mas ao contrário do que alguns pensam, não é um bicho de sete cabeças! Esse processo pode fluir da melhor maneira possível se a empresa se preparar.

O que é auditoria ambiental?

A auditoria ambiental é uma das importantes ferramentas da gestão ambiental. Ela tem caráter investigativo e objetiva verificar se a empresa tem cumprido a legislação ambiental e se as medidas de prevenção, recuperação e monitoramento formalizadas estão sendo efetivamente praticadas.

Elas não servem para barrar, mas sim para ajudar a mitigar ou eliminar os impactos negativos causados pela atuação da empresa, identificando não conformidades e oportunidades de melhoria do desempenho ambiental.

Os tipos mais comuns de auditoria ambiental são:

- Auditoria de Conformidade Legal

- Due Diligence “devido cuidado”

- Auditoria Pós-acidente

- Auditoria de Fornecedor ou Auditoria de Terceira Parte

- Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Por que as empresas têm solicitado auditorias ambientais?


Uma característica das auditorias ambientais é que elas são aplicadas de acordo com a necessidade das empresas.

Há quem precise verificar se os seus procedimentos estão em conformidade legal com as leis e normas técnicas vigentes, de acordo com as atividades exercidas pela empresa.

Na existência de um acidente ambiental, existe a necessidade de identificar suas causas e danos e para isso é necessária uma auditoria ambiental.

Organizações que possuem fornecedores e parceiros, solicitam auditoria ambiental para avaliar o desempenho destes. No caso de novas parcerias, podem solicitar uma auditoria ao local antes, para sentirem mais segurança quanto a credibilidade da empresa em termos de conformidade ambiental.

Para quem já implantou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), as auditorias devem ser realizadas periodicamente para verificar as conformidades quanto à política ambiental seguida pela empresa, documentos, registros e avaliação do desempenho.

O atual cenário também tem exigido que as empresas busquem uma gestão ambiental estratégica. É possível aliar sustentabilidade à rentabilidade financeira e melhorar a imagem perante os stakeholders.

A auditoria é uma parte essencial dos sistemas de gestão, servindo tanto como feedback do controle interno quanto para contribuir com os objetivos da análise crítica pela administração.

O que as empresas devem evitar em uma auditoria ambiental?

Existem alguns problemas recorrentes que as empresas podem evitar para obter um melhor desempenho nas auditorias ambientais.

Um problema comum é o desconhecimento das normas aplicáveis ao tipo de auditoria que foi solicitada. É necessário saber as exigências, interpretar e aplicar.

Um outro fator que pode prejudicar a empresa em uma auditoria é a falta de engajamento dos colaboradores. É fundamental preparar e treinar a equipe, informando sobre os procedimentos operacionais padrão e implantando uma cultura ambiental dentro da corporação. Use e abuse da comunicação interna para se certificar que sua equipe está engajada.

A falta de organização dos registros e documentos pode atrapalhar na hora de localizar algo que for solicitado pelo auditor. Importante que a empresa crie uma metodologia para a organização dos seus arquivos.

Dependendo do tipo de auditoria é esperado que a corporação tenha um plano de resposta a emergência. Além da elaboração do plano, estar familiarizado com ele para ter desenvoltura para conversar com o auditor fará sua empresa brilhar!

Um erro crasso é descumprir a legislação ambiental ou não ter comprovação de que o negócio está conforme. Um exemplo seria uma indústria que gera resíduo perigoso e diz destiná-lo corretamente, porém não é capaz de apresentar um certificado de destinação correta.

Não saber o andamento das metas, indicadores e métricas traçadas transmite falta de comprometimento da organização. Trace estratégias para acompanhar e mudar o que não estiver dando certo e mostre os resultados atingidos. Você surpreenderá o auditor!

É importante salientar que tanto a empresa quanto o auditor devem se preparar. Para que o processo seja benéfico para ambas as partes, as auditorias ambientais devem ser conduzidas por profissionais competentes e capacitados.

Quer saber sobre os tipos de auditorias ambientais realizadas pela Trilho? Leia o que já escrevemos sobre o tema aqui: https://www.trilhoambiental.org/auditoria-ambiental


25 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.