Auditoria Ambiental

A auditoria ambiental é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações levando em consideração a necessidade de se manter um sistema de gestão adequado, bem como em conformidade com as diretrizes de compliance e prevenção de risco do negócio.

A Norma ISO 14.010, define a auditoria ambiental como “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”. Na prática, o processo de auditoria pode ser realizado com base em alguma norma específica, certificável ou não, ou apenas seguindo as diretrizes organizacionais.

Dentre as auditorias ambientais, existem algumas que se destacam, conforme a seguir.

Auditoria de Conformidade Legal: tem por objetivo verificar o grau de conformidade com a legislação ambiental. O ideal é que, essa verificação seja realizada por uma equipe jurídica, especialista na área ambiental pois os principais instrumentos de referência são as legislações ambientais, licenças, processos e procedimentos de referência e termos de ajustamento.

Due Diligence “devido cuidado”: são verificações das responsabilidades de uma empresa perante acionistas, credores, fornecedores, clientes, governos e outras partes interessadas. Essa auditoria ambiental é utilizada também em momentos de aquisições e fusões, a fim de identificar passivos ambientais.  Para essa verificação, o ideal é que seja uma equipe multidisciplinar, uma vez que são avaliados aspectos técnicos e jurídicos que também levarão em consideração além da legislação ambiental as legislações tributárias, trabalhistas, societária, civil, comercial, financiamentos, títulos, etc.

Auditoria Pós-acidente: são auditorias realizadas para verificar e identificar as causas de um acidente ambiental, suas responsabilidades e danos causados. Podem ser acompanhadas ou não de metodologias para identificação de causa-raiz e outros métodos para avaliação dos danos. Nesse caso, também é necessária uma equipe multidisciplinar, pois são avaliadas além das questões legais, aspectos técnicos, procedimentais, planos de emergência, programas de treinamento, etc.

Auditoria de Fornecedor ou Auditoria de Terceira Parte: são auditorias que avaliam o desempenho de fornecedores ou homologam novos parceiros, essas são realizadas com frequência em multinacionais e possuem como principal referencia além das normas e legislações ambientais, requisitos internos da organização auditora.

Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental (SGA): avaliam o grau de conformidade com os requisitos e a política da empresa. Nesse caso, o SGA pode ser baseado em uma norma reconhecida internacionalmente, como por exemplo a ISO 14.001:2015 ou seguir diretrizes internas da organização. Para essa auditoria, são verificadas as conformidades relacionadas ao atendimento das normas, das legislações ambientais aplicáveis ao negócio, documentos e registros do SGA.

De uma forma geral, independente do foco da auditoria, além da identificação de oportunidades de melhoria dos sistemas ambientais da organização, existem muitos outros benefícios. Dentre eles podemos citar a identificação e documentação do status da conformidade ambiental da organização, identificação e prevenção de problemas ambientais, e melhor desenvolvimento dos sistemas de gestão que melhora a reputação da empresa perante os stakeholders, desenvolvimento de uma política ambiental integrada com os profissionais da empresa, segurança corporativa para tomada de decisão e melhor controle nas ações corretivas e preventivas.

A equipe da Trilho Ambiental é especialista em realização de auditorias ambientais, possuímos auditores líderes da ISO 14.001:2015 com experiência em multinacionais quanto à implantação e certificação de sistemas de gestão, além de equipe multidisciplinar que abrangem os aspectos técnicos e jurídicos. Para maiores informações, entre em contato conosco!

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • Facebook da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental
Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.