Cadeia produtiva do bambu é incentivada em São Paulo



Em São Paulo, um Projeto de Lei (PL 303/2012) que já foi aprovado nas comissões designadas dentro da Câmara Municipal de São Paulo, irá instituir uma política municipal visando fomentar o cultivo e a produção de subprodutos do bambu.

O bambu é conhecido por ser a planta de mais rápido crescimento em todo o reino vegetal, sendo que o seu primeiro corte pode ser realizado aos três anos. Além disso, é a planta com maior capacidade de sequestrar carbono na natureza, capaz de crescer em diferentes tipos de solo, podendo ser usada na recuperação de solos degradados e elevar a permeabilidade à água.

Assim, o PL estabelece que uma parte dos recursos municipais deverá ser reservada linhas de crédito para o cultivo e beneficiamento da planta. Também será responsabilidade do município fornecer assistência técnica aos produtores e ainda garantir o certificado e a procedência do bambu, seja ele in natura ou já beneficiado.

Desse modo, o município terá ainda a prerrogativa de estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para a pesquisa de aplicações dos subprodutos de bambu, inclusive de seus brotos como gênero alimentar.

#Bambu #SãoPaulo #ProjetodeLei

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo