top of page

Cidade do sul de Minas terá 1ª usina térmica do país que gera energia elétrica a partir do lixo



Uma usina térmica que gera energia elétrica a partir do tratamento de resíduos sólidos será instalada num município do sul de Minas Gerais, Boa Esperança. Mas, ao contrário da maioria das usinas deste tipo, não será usado o processo de incineração e sim de gaseificação.

De acordo com o gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas, Nélson Araújo dos Santos, “Esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. A taxa de poluentes é muito baixa, é uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica. O lixo é um combustível para o nosso processo a partir de agora. Esse processo já foi validado e agora vamos partir para uma fase de tentar uma escala maior, com volumes maiores, se aproximando de um modelo real, com toda a dinâmica de coleta e catação de resíduos”.

O projeto, que já teve sua primeira fase concluída após testes realizados em uma planta experimental, saiu do papel e deve ter suas obras concluídas ainda este ano. É resultado de um projeto de pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com execução de Furnas Centrais Elétricas. A unidade será capaz de gerar 1 MW de eletricidade/mês, suprindo até 25% da demanda energética do município. A planta da usina ocupará uma área de 7,8 mil metros quadrados, que está sendo cedida pela Prefeitura de Boa Esperança.

O projeto se enquadra na nova regulamentação de minigeração da Aneel na qual a energia gerada pode ser compensada em escolas, postos de saúde, iluminação pública e outros prédios da administração municipal. A ideia é que a partir de 2019 a usina já comece a gerar eletricidade.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page