Na última reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, no dia 28 de março, a Agência Peixe Vivo foi indicada para exercer as atividades de secretaria executiva do comitê. A implantação das Agências de Bacia foi instituída pela Lei Federal 9.433/1997 e sua atuação faz parte do sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Com a decisão, o CBH Paraopeba passará a contar com o apoio administrativo, técnico e financeiro da Agência resultando num melhor exercício das funções legais e estatutárias do comitê. A AGB Peixe Vivo, foi criada em 2006 para exercer as funções de Agência de Bacia apenas para o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas. Desde então, o número de comitês atendidos aumentou consideravelmente, isso devido ao desenvolvimento dos trabalhos e a negociação com outros comitês para que fosse a AGB Peixe Vivo fosse instituída a Agência única para a Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.
Atualmente, a agência está legalmente habilitada a exercer suas funções para o CBH Velhas e CBH Pará, além do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Agora, passa também a exercer as funções para o CBH Paraopeba e irá trabalhar junto ao CBH Paraopeba auxiliando o Comitê no processo de decisão e gerenciamento da bacia, avaliando projetos e obras a partir de pareceres técnicos, e exercendo a função de secretaria executiva.