top of page

Amazônia receberá financiamento para energias renováveis



Foi aprovado na semana passada, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), condições especiais de financiamento para os projetos de geração renovável de energia elétrica a serem implementados em áreas isoladas da região amazônica.

O Estado do Amazonas tem atualmente 225 usinas a diesel que consomem por ano 687 milhões de litros do combustível, e que emitem cerca de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), outros gases poluentes (NOx e SOx) e particulados. Além disso, tem ainda os riscos de poluição dos rios decorrentes de naufrágios ou vazamentos no transporte e armazenamento de combustíveis.

Desse modo, os itens financiáveis dos projetos, que serão licitados na Segunda Etapa do Leilão 002/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), agendado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para o dia 11/05/2017, poderão usar 15% de recursos do Fundo Nacional de Mudanças do Clima, com taxa anual de 1%.

Segundo o BNDES, o leilão da Aneel já recebeu a inscrição de 36 projetos de energia renovável, sendo que o prazo de carência desse financiamento é de até 06 meses após a entrada em operação comercial do projeto e o prazo de amortização será inferior, em pelo menos 02 anos ao término do prazo do Contrato de Compra e Venda de Energia.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page