PBH interdita Parque das Mangabeiras após morte de macaco



Desde a última quinta-feira, dia 23, o Parque da Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte está interditado devido às mortes de macacos dentro do parque. Apesar do fechamento do parque, não foi informado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) quantas mortes houveram ou se estas foram causadas por febre amarela.

Foi informado em nota técnica pela Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) que o objetivo do fechamento do parque é evitar o risco de contágio de visitantes pela doença. A interdição do parque será por tempo indeterminado. Além do Parque da Mangabeiras, o parque Jacques Cousteau, na Região Oeste de Belo Horizonte, também foi interditado após um macaco ter sido encontrado morto no local e permanece há mais de uma semana. As amostras biológicas do animal foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz para análise. Até o momento, apenas uma morte de macaco foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Belo Horizonte.

De acordo com a SES, a morte dos primatas são indicativos de alerta para controle da febre amarela, porque apesar destes não transmitirem a doença, são mais sensíveis ao vírus e adoecem primeiro, sendo assim um importante meio de mapear a propagação da doença. foram confirmados 234 casos da doença, 57 descartados e outros 736 casos estão sob investigação, sendo a maioria destes registrados entre os dias 08 e 14 de janeiro de 2017. Este é o pior surto de febre amarela já registrado no estado.

#FebreAmarela #PrefeituradeBeloHorizonte #ParquedasMangabeiras

5 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.