top of page

Operação Javari apreende toras na fronteira com o Peru



O Ibama, Exército, Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF) e Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) do Amazonas realizaram uma ação integrada de fiscalização na fronteira com o Peru, como parte da Operação Javari, que combate o tráfico de biodiversidade na tríplice fronteira, resultando na apreensão de uma jangada com 432 toras de madeira rio Javari, em Atalaia do Norte (AM), e na aplicação de multa no valor de R$ 130,5 mil.

A equipe de fiscalização abordou um peruano que transportava as toras de ucuúba, marupá, jacareúba, cedro, cedrorana, louro e samaúma. O estrangeiro apresentou documentação peruana sobre a origem da madeira com informações inconsistentes e não portava nota fiscal. Parte das toras foi extraída ilegalmente em território brasileiro, na Terra Indígena Vale do Javari, que é a segunda maior do país (8,5 milhões de hectares), de acordo com informações da Funai. O superintendente do Ibama no Amazonas, Geandro Pantojaafirma que com reabertura da unidade técnica de Tabatinga, a presença do Instituto se intensificará na região.

O cedro, que é um tipo de madeira listada no apêndice III da Convenção Internacional sobre Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (Cites), foi encontrado entre as madeiras transportadas. Sendo listada na Cites, é necessária a licença especial para entrada ou saída do país. As toras apreendidas que chegaram a Benjamin Constant (AM), na última quarta-feira, 15, ficarão sob guarda do Exército até serem doadas.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page