top of page

Belo Horizonte recebe a primeira Fazenda Urbana



O Boulevard Shopping, em parceria com a Startup BeGreen, receberá uma Fazenda Urbana –espaço para a produção de hortaliças sem agrotóxicos com um sistema de cultivo em consórcio com a criação de peixes – que será a primeira em Belo Horizonte, sendo que existem apenas oito unidades deste tipo no mundo. No espaço, que tem previsão de inaugurar em março, haverá utilização de composto proveniente do resíduo orgânico da Praça de Alimentação do Boulevard como substrato para o crescimento das verduras e redução de consumo de água com captação da chuva.

O projeto ocupará uma área de 2.700 m², que contemplará tanto a estufa para produção de hortaliças, quanto lojas que estarão envolvidas no comércio, a Casa Horta, o restaurante Casa Amora e um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos. Outras ações como a realização de ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano. Além de o projeto se basear na sustentabilidade, sua construção também seguirá neste sentido, toda a obra será feita de containers que virariam sucata, as mesas e cadeiras do espaço terão como matéria prima a madeira plástica, que sofre um processo de transformação do plástico jogado fora e todo o piso será feito com material de rejeito de mineração.

A startup tem como propósito para o projeto criar uma cultura de cultivo e utilização sustentáveis dos alimentos, tendo em vista que que atualmente 80% de todo produto fresco cultivado no Brasil é desperdiçado segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Isso ocorre devido à cadeia produtiva que submete os alimentos a um excesso de transporte e baldeações, que afeta a qualidade do alimento e o preço pago pelo consumidor.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page