Secretaria da Amazônia será criada pelo Ministério do Meio Ambiente

No último dia 09 de janeiro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou que será criada a Secretaria da Amazônia. A nova secretaria, que ainda não tem data de criação, será sediada em Manaus, no estado do Amazonas e terá como objetivo o auxílio nas ações fiscalizadoras no estado, além de promover o desenvolvimento sustentável em toda a região.


Segundo o ministro do meio ambiente Ricardo Salles, a ideia do governo federal é transferir parte dos funcionários do ministério para Manaus, bem como a contratação de pessoal local para a secretaria, que terá atribuições em áreas como a regularização fundiária, a bioeconomia, o combate ao desmatamento ilegal, entre outros assuntos.


Ainda segundo o ministro, “para haver preservação, é necessário que haja o reconhecimento da floresta como uma atividade econômica que gere desenvolvimento sustentável e inclusão da população, pois são 20 milhões de habitantes que vivem na região mais rica em biodiversidade, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Assim, a ideia de criar uma secretaria em Manaus é pensando na necessidade em reconhecer que a floresta é uma atividade econômica, que gera inclusão e desenvolvimento econômico para a região e o país.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo