top of page

Saiba o que fazer com o seu resíduo de vidro





O vidro é um material inerte (que não se degrada) e seu aproveitamento é infinito, podendo ser reinserido diversas vezes na cadeia da reciclagem.


O vidro provém de minerais, tendo como principal matéria-prima a areia. A extração da areia causa diversos impactos ambientais de grande relevância na natureza, como a alteração das características de um rio, afugentamento da fauna, supressão de matas ciliares, entre outros danos.


Outro ponto relevante, é que os vidros também são responsáveis por ocupar um grande volume em aterros sanitários, ou seja, impedir que os resíduos de vidro cheguem nesse destino, também conta como mais um aspecto positivo em relação aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente.


É importante entender como gerenciar o resíduo de vidro da melhor maneira possível, contribuindo com a cadeia da reciclagem.


Contudo, é importante também salientar a importância da redução do consumo de vidros, adotando, sempre que possível, a reutilização dos vidros na própria empresa, além de buscar fornecedores que atuem com vidros retornáveis (quando se aplicar), pois todas estas são medidas que favorecem a minimização de impactos ambientais.


Gerenciamento do resíduo de vidro


Todo vidro que for descartado em sua empresa deve ser separado do resíduo comum, lembrando que, no caso de embalagens, após o uso do conteúdo, estas devem ser lavadas e secadas antes de ser acondicionadas para descartes.


Já os vidros provenientes de resíduos de construção civil, ou vidraçaria em geral, devem ser armazenados em coletores seguros para evitar acidentes no manuseio. Os locais recomendados para armazenamento do resíduo de vidro são recipientes de materiais resistentes e fechados – bombonas plásticas ou contêineres, por exemplo.


Se for possível, faça a separação dos vidros por cores (branco, âmbar, verde), pois estará contribuindo para o processo de reciclagem do vidro. O vidro deve ser transportado até o coletor de vidro mais próximo. Verifique em sua cidade se há um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) disponibilizado pela prefeitura, lembrando também que há associações e ou cooperativas de catadores que recolhem esse material e o preparam para seu beneficiamento.


Reciclagem do resíduo de vidro


Quando sua empresa contribui com a destinação do vidro para a reciclagem, ele passa por vários processos até ser devolvido ao mercado como novo produto. Quando os vidros forem destinados a um centro de triagem, serão retiradas as tampas e rótulos, que em alguns casos também serão reciclados com outros plásticos, e assim os vidros serão separados por cores (branco, verde e âmbar).


O próximo passo é a limpeza com produtos químicos para retirar qualquer impureza do material, tornando-o apto para ser beneficiado e transformado em novo produto.


Os resíduos de vidro que são adequados para encaminhar para a reciclagem são:


garrafas de bebidas, frascos, potes de alimentos, vidros de janelas e para-brisas, utensílios domésticos (pratos, tigelas e copos), vidros lisos e planos em geral.


Quando se encontram em meio aos resíduos de vidro materiais como cerâmicas, lâmpadas, cristais, lentes de grau, ampolas de remédios, acrílico e/ou espelhos, todos estes devem ser separados e encaminhados para outra destinação, pois são constituídos de substâncias distintas e não se aplicam no procedimento de reciclagem do vidro.


Deve-se ter extrema atenção no que diz respeito à contaminação desses resíduos, por isso a etapa de triagem do material é fundamental para a eficiência da reciclagem dos vidros.


Benefícios da reciclagem do vidro


AMBIENTAIS:


- Redução de vidros destinados aos aterros sanitários;

- Diminuição de exploração de recursos minerais para produção de vidro;

- Minimização dos impactos ambientais causados pela extração de areia.



ECONÔMICOS:


- O vidro pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade;

- Promoção de renda para associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis;

- Incremento de mercado da compra e venda de vidros;

- Disponibilização de matéria-prima mais barata para a indústria do vidro.


SOCIAIS:


- Inclusão de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis no ciclo da reciclagem do vidro;

- Geração de renda para famílias atuantes na catação e venda de vidros recicláveis.


Precisa gerenciar seus resíduos industriais e não sabe por onde começar? Clique AQUI e converse com um de nossos consultores ambientais!





3.982 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page