Responsabilidade socioambiental

O conceito teórico de Responsabilidade Social originou-se por volta da década de 1950, primeiramente nos Estados Unidos e na Europa. Nessa época, surgiu uma preocupação com a excessiva autonomia das empresas e com o poder destas na sociedade sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades. As primeiras definições eram ambíguas e vagas.
A Responsabilidade Social já foi batizada com vários nomes, como: Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Responsabilidade Socioambiental (RSA), Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial (RSCE), Responsabilidade nos Negócios (RN) e Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS).
O debate sobre temas como direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável entre os países-membros das Nações Unidas, acarretou a reformulação da ideia de Responsabilidade Social com relação às organizações.
A responsabilidade social tem como princípio contribuir para o desenvolvimento sustentável, que é o tipo de desenvolvimento que possibilita a sustentabilidade da vida no planeta por meio de três dimensões: ambiental, social e econômica.