top of page

Programa de Logística Reversa




A Política Nacional de Resíduos Sólidos define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.


Em 2015, houve a celebração do Acordo Setorial para a Logística Reversa de Embalagens entre a União, representada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e diversas associações empresariais.


O objetivo principal do Acordo Setorial é garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens. O acordo contempla apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e parcerias com o comércio para a instalação de pontos de entrega voluntária. Ele também apresenta a possibilidade de celebração de acordos entre os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos municipais e as entidades signatárias.


Em fevereiro de 2020, foi assinado o Decreto Federal nº 10.240, que implanta o Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em todo país.


Elaboração de Programas de Logística Reversa


Tais fatos aquecem o mercado e estimulam a elaboração de Programas de Logística Reversa por empresas de diversos setores.


Um Programa de Logística Reversa de embalagens, por exemplo, monitora e realiza estudos sobre o ciclo de vida de embalagens recicláveis de determinado produto. Um dos objetivos é recolher e encaminhar para a reciclagem as embalagens usadas, a fim de evitar os impactos causados pelo seu descarte no meio ambiente.


Já um Programa de Logística Reversa de Eletroeletrônicos estabelece, por exemplo, parcerias para pontos de entrega voluntária de resíduos e investe no desenvolvimento de produtos aptos à reutilização, reciclagem ou outra forma de destinação ambientalmente correta, a partir de uma fabricação otimizada para a economia de energia e outros recursos naturais.


Benefícios do Programa de Logística Reversa


Um Programa de Logística Reversa implantado por uma empresa traz inúmeros benefícios, principalmente os associados à sustentabilidade. Dentre os benefícios, pode-se citar:


· Criação de uma imagem sólida e positiva junto aos consumidores


· Lucro com ações de marketing vinculadas à logística reversa


· Melhoria no processo de produção


· Geração de produtos mais eficientes com a adoção de tecnologias mais limpas


· Atração de consumidores mais conscientes


· Redução da quantidade de resíduos descartados

Quer saber mais sobre práticas de gerenciamento de resíduos sólidos? Clique AQUI para falar com a nossa consultoria ambiental.




334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page