top of page

03 plataformas gratuitas para obter informações ambientais

Atualizado: 13 de mar. de 2019



O Mar de Aral em 1973 (esquerda) e em 2004 (direita). Até 2004, o Mar de Aral havia sido reduzido a um quarto de seu tamanho anterior devido ao desvio de água para o cultivo de algodão.

Foto: O Mar de Aral em 1973 (esquerda) e em 2004 (direita). Até 2004, o Mar de Aral havia sido reduzido a um quarto de seu tamanho anterior devido ao desvio de água para o cultivo de algodão. Fonte: Google Earth Engine

Empreendedores, consultores, pesquisadores ou curiosos sobre o tema “Meio Ambiente”, podem utilizar plataformas que ajudem a obter informações ambientais gratuitamente.

Plataformas como o Google Earth Engine, IDE-Sisema e o Bdia (Banco de Dados e Informações Ambientais), podem ser de grande utilidade para quem quer ganhar mais agilidade e conteúdo, seja para o projeto de um novo empreendimento, para planejar uma viagem ou fazer uma pesquisa para a faculdade.

Vamos falar um pouco sobre essas 03 plataformas gratuitas, que podem ser utilizadas para diversos fins.

Google Earth Engine

O Google Earth Engine é uma plataforma de monitoramento do ambiente online, que torna disponível para o mundo inteiro um modelo digital dinâmico do nosso planeta, que é atualizado diariamente.

Ele armazena petabytes de dados de satélite e permite que ferramentas de alto desempenho analisem e interpretem essas informações, que podem ser visualizadas em um mapa. Essas imagens vão desde mudanças na Floresta Amazônica até os recursos hídricos no Congo.

É útil para análises e visualização de conjuntos de dados geoespaciais, para usuários acadêmicos, empresariais e governamentais, sem fins lucrativos.

O catálago disponibilizado no software contém dados que incluem imagens históricas da Terra com mais de quarenta anos. O Catálago de dados do Google Engine pode ser acessado aqui.

É uma ferramenta extremamente importante para o mundo, pois é difícil para o poder público e a sociedade visualizar e avaliar as mudanças positivas e negativas no ambiente e nos recursos naturais, sem um parâmetro.

Diferença entre Google Earth Engine e Google Earth

O Google Earth permite que você viaje, explore e aprenda sobre o mundo interagindo com um globo virtual. Você pode visualizar imagens de satélite, mapas, terrenos, construções em 3D e muito mais.

O Earth Engine, por outro lado, é uma ferramenta para analisar informações geoespaciais. Você pode analisar a cobertura da floresta e da água, a mudança no uso da terra ou avaliar a saúde dos campos agrícolas, entre muitas outras análises possíveis.

Embora as duas ferramentas dependam de alguns dados em comum, apenas algumas das imagens e dados do Google Earth estão disponíveis para análise no Earth Engine.

Projeto realizado com a ajuda do Google Engine: Relógio Global Da Floresta

O Global Forest Watch, uma iniciativa do World Resources Institute, é um sistema dinâmico de monitoramento florestal online, projetado para permitir um melhor gerenciamento e conservação.

O Global Forest Watch usa o Earth Engine para medir e visualizar mudanças nas florestas do mundo. Os usuários podem sintetizar dados da última década ou receber alertas sobre possíveis novas ameaças em tempo quase real!

Lançado em 2014, agora é usado por corporações, organizações sem fins lucrativos, governos e grupos indígenas para aplicações tão diversas quanto a proteção contra extração ilegal de madeira e a garantia da transparência da cadeia de suprimentos.