• Caroline Martins

Passo a passo para adotar a prática de compras sustentáveis na sua empresa



O compromisso com a sustentabilidade requer um olhar para além da própria empresa. É preciso adotar boas práticas, mas também construir uma cadeia produtiva sustentável.


O que uma organização compra, de quem compra e como usa os bens e serviços comprados, pode ter uma enorme influência em tudo, desde o desempenho e o bem-estar dos funcionários até a reputação e as relações com as partes interessadas.


Por esta razão, a função de compra de uma organização pode desempenhar um papel fundamental na responsabilidade social e ajudar a integrá-la ao nível da governança.


A ISO 20400 - Compras sustentáveis – Diretrizes, fornece orientação para organizações que desejam integrar a sustentabilidade em seus processos de compras.


O que caracteriza uma compra sustentável?


A compra sustentável é o processo de tomada de decisão de compras que atenda às necessidades de uma organização para bens e serviços de uma forma que beneficie não só a organização, mas a sociedade como um todo, minimizando seu impacto no meio ambiente.


Isto é conseguido assegurando que as condições de trabalho dos funcionários e de seus fornecedores sejam decentes, que os produtos ou serviços adquiridos sejam sustentáveis, sempre que possível, e que questões socioeconômicas, como a desigualdade e a pobreza, sejam tratadas.


A formação de redes para compras sustentáveis é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios. É hora do seu empreendimento fazer a diferença! Para isso, conheça o passo a passo para adotar a prática de compras sustentáveis.


01: Pesquise


Verifique a situação da empresa fornecedora antes de contratá-la. Certidões negativas de débito e denúncias podem auxiliá-lo a detectar o histórico de atuação.


02: Estabeleça critérios


Faça uma lista com requisitos importantes para a sua empresa e clientes. Isso guiará o processo de escolha de fornecedores.


03: Prefira quem está perto


Dê preferência a fornecedores locais, essa atitude contribui para o desenvolvimento local sustentável.


04: Faça uma visita aos fornecedores


Analise suas condições e práticas adotadas, como cumprimento das leis trabalhistas, ausência de trabalho escravo e infantil, além da origem das matérias-primas.


05: Ofereça treinamentos


Traga os fornecedores à empresa, disponibilizando conhecimento e permitindo que ele se desenvolva de acordo com as suas necessidades.


06: Visão de grupo


Seus fornecedores devem ser seus parceiros, dividir as mesmas responsabilidades e caminhar para um desenvolvimento conjunto.


07: Minimize riscos


Produtos e serviços de empresas certificadas em processos sustentáveis reduzem os riscos operacionais e de externalidades negativas, como poluição, danos à saúde pública e desperdício de recursos naturais.


08: Capacite a equipe


O departamento de compras deve conhecer os conceitos de sustentabilidade, as diretrizes exigidas pela empresa e estar apto a avaliar os fornecedores no momento da compra.


Agora que você já tem um norte sobre compras sustentáveis, é hora da ação! Nós, da Trilho Ambiental, podemos criar um planejamento estratégico para sua empresa, contemplando não só as compras sustentáveis, mas também outros aspectos da sustentabilidade, para trazer resultados satisfatórios.


Clique AQUI para falar com um de nossos consultores ambientais.

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.