Objetivos ambientais




A definição de objetivos ambientais permite à organização concretizar as orientações definidas na sua política ambiental, planejar ações que visem o seu alcance, executar e acompanhar a sua realização, bem como monitorar e medir no sentido de avaliar o grau de concretização desses objetivos.


Em consonância com os compromissos estabelecidos na política, os objetivos devem definir resultados a alcançar.


Por definição, um objetivo ambiental é um resultado a ser alcançado, definido pela organização e consistente com a sua política ambiental.


Objetivo de nível estratégico, tático e operacional


Os objetivos podem ser definidos a nível estratégico, tático e operacional.


Por objetivos de nível estratégico entendem-se objetivos genéricos de alto nível e que se aplicam a toda a organização.


Os de nível tático e operacional podem incluir objetivos definidos ao nível das unidades funcionais, tais como direções, departamentos, divisões, unidades de negócio ou outras, bem como objetivos definidos para funções relevantes. Por relevantes entendam-se níveis e funções que podem ter impacto no desempenho da organização.


Os objetivos a serem estabelecidos devem levar em conta os aspetos ambientais significativos, as obrigações de conformidade e requisitos legais e outros requisitos. No entanto, isto não implica a definição de um objetivo para cada aspeto ambiental significativo.


É importante que os objetivos ambientais forneçam uma indicação clara e objetiva para as pessoas, devendo ser comunicados.


O que levar em consideração para definir objetivos ambientais


Segundo a ISO 14001, deve ser mantida informação documentada sobre os objetivos ambientais, devendo estes ser:


Consistentes com a política ambiental: os objetivos concretizam os resultados esperados, as intenções e os compromissos da política ambiental, pelo que devem estar alinhados e ser consistentes, ou seja, abranger a globalidade dos compromissos e orientações da política.


Mensuráveis: deve haver um meio inequívoco de determinar se foram ou não atingidos. Os métodos de medição podem ser qualitativos ou quantitativos.


Podem ser usados indicadores mensuráveis determinados pela organização como necessários para a avaliação do desempenho ambiental e que permitam também avaliar o cumprimento dos objetivos.


Quer saber mais sobre gestão ambiental? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.

4 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.