Norma ISO para Economia Circular





A economia circular é uma tendência de sustentabilidade para os negócios. O conceito de economia circular tem sido cada vez mais adotado por companhias que desejam ter processos, produtos e serviços mais sustentáveis.

A efetivação dessa ideia como prática de negócio representa um mar de oportunidades para empresas em vários segmentos do mercado.


O assunto está tão em alta que a International Organization for Standardization (ISO) iniciou os trabalhos para elaborar uma norma relacionada ao tema. Os caminhos que a norma vai tomar ainda são incertos, mas já é possível ter uma noção sobre o que ela irá abordar.


Como está sendo o desenvolvimento do tema pela ISO?


Princípios e framework: alinhamento das abordagens adotadas nos diferentes países, incluindo Reino Unido, França, Japão, Suíça e Holanda, para construir um conhecimento comum sobre os conceitos e princípios e como integrá-los nas organizações;


Diretrizes para implementação setorial: definição das diretrizes para implementação setorial da economia circular;


Medição de desempenho e indicadores: neste grupo será elaborada uma ferramenta para cálculo de desempenho em circularidade - provavelmente a Avaliação do Ciclo de Vida será utilizada como referência;


Estudos de casos e relatórios técnicos: elaboração de estudos de caso e relatórios técnicos sobre exemplos de economia circular - ainda não está certo o foco que será dado, mas a discussão está em torno de abordagem territorial.


Influências da Norma Britânica BS 8001

A BS 8001 é um guia para implementar os princípios da economia circular nas organizações. Publicada em 2017 pelo British Standards Institution, ela traz um modelo para que as empresas adotem práticas de economia circular, e pode ser aplicada tanto em operações, produtos e novos modelos de negócio.


A norma possui duas partes:


1.0 O que é economia circular e por que buscar essa mudança;


2.0 Como implementar os princípios de economia circular no contexto da organização.


É bem provável que a definição das diretrizes para a ISO sobre Economia Circular utilize como referência a norma britânica.


Ao se adotar os procedimentos de Economia Circular em seus processos as organizações podem eliminar desperdícios e se tornar mais competitiva.


Quer saber mais sobre Economia Circular e outras práticas de gestão ambiental e sustentabilidade nas organizações? Clique AQUI e converse com a sua consultoria ambiental.



6 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.