top of page

Mercado e Consumo Consciente



Todos nós consumimos milhares de produtos e serviços ao longo do dia. Com mais pessoas comprando nos últimos anos, cresce também o desperdício e os impactos sobre o planeta.


Acúmulo de resíduos, desequilíbrio no clima, secas e desmatamento são alguns exemplos que estão levando as pessoas a repensar seus hábitos. Surge a figura do “consumidor consciente”, que é aquele que antes da decisão da compra leva em consideração todos os impactos daquele produto ou serviço no meio ambiente e sociedade.


Busca informações, como origem da matéria-prima, respeito à saúde humana e bem-estar animal, relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.


O consumidor consciente tem mais interesse e mais conhecimento sobre sustentabilidade e está mais crítico e exigente sobre as práticas das empresas nessas áreas. Esses desejos dos consumidores são um sinal de alerta para empresas, que devem avaliar mais profundamente suas estratégias e repensar a forma de produção e prestação de serviços.


Na Prática


• Entenda os desejos de seus clientes e quais dimensões da sustentabilidade são mais valorizadas por eles.


• Troque materiais potencialmente poluidores por menos agressivos. Um exemplo é oferecer sacolas de papel ou invés de plásticas.


• Ofereça refil como alternativa à embalagem tradicional, que gasta mais matéria-prima para produção.


• Estimule seus clientes a devolver embalagens (vidros, potes e outros), assim você pode reutilizá-los.


• Prefira sempre produtos que não são testados em animais.


Quer saber mais sobre gestão ambiental e boas práticas? Clique AQUI e fale com a nossa consultoria ambiental.

367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page