top of page

Entenda o que é o Sistema MTR-MG




O Sistema MTR-MG surgiu com a publicação da Deliberação Normativa Copam n° 232, em fevereiro de 2019, que trata do Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR-MG).


A partir dela, geradores, transportadores, armazenadores temporários e destinadores de resíduos ficaram integrados, através do cadastro no Sistema MTR-MG.


Na prática, todos os atores envolvidos na cadeia de gerenciamento desses materiais devem fazer o cadastro no Sistema: geradores, transportadores, armazenador temporário e destinadores, optando por perfil composto, caso realize mais de uma atividade.


Uma vez cadastrado no sistema, o gerador do resíduo sólido ou do rejeito deve preencher o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) identificando os resíduos com seus respectivos pesos, a empresa transportadora e o destinatário. Esse manifesto é identificado por um número que pode ser rastreado.


O MTR deve acompanhar a carga durante todo o trajeto. O receptor, armazenador temporário ou destinador, deverá atestar no Sistema MTR-MG o recebimento da carga, no prazo de 60 dias após a data de geração do documento, fazendo os eventuais ajustes, se necessários, sob pena de cancelamento do MTR, do sistema.


Após o processamento do resíduo, o destinador irá emitir, via Sistema MTR-MG, o Certificado de Destinação Final (CDF), em nome do gerador, para atestar a destinação, final ou intermediária. O documento contém a data da destinação final dos resíduos sólidos ou rejeitos.


O Sistema MTR-MG está sendo utilizado como instrumento de gestão e de fiscalização para os órgãos e entidades integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA.


Precisa se cadastrar no Sistema-MTR, mas não sabe como fazer? Está com muitas dúvidas? Precisa de treinamento?


Nós podemos te ajudar! Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental.

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page